Funcionamento do comércio na Semana Santa e no feriado de Tiradentes

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio-MA) informa que na quinta-feira (18), o comércio de São Luís funciona em horário normal, fechando as portas apenas na Sexta-feira Santa (19) em função do feriado municipal da Paixão de Cristo. No sábado de Aleluia todas as lojas voltam a funcionar normalmente.

No domingo de Páscoa (21), o comércio vai funcionar em horário especial devido ao feriado de Tiradentes. Os estabelecimentos de rua podem abrir das 8h às 14h e as lojas de shopping centers das 14h às 20h, mediante o pagamento de 100% sobre o valor da hora normal e mais gratificação de R$ 50,00 aos funcio…

Continuar lendo este artigo

CNC reduz de +2% para 1,7% expectativa de crescimento do setor de serviços em 2019

Tendo como base resultado da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) divulgada na última sexta-feira, 12 de abril, pelo IBGE, que indica queda de 0,4% no volume de receitas do setor de serviços, em fevereiro, na comparação com janeiro, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) revisou de +2,0% para +1,7% a expectativa de crescimento do volume de receitas do setor de serviços em 2019.

Para o chefe da Divisão Econômica da CNC, Fabio Bentes, os resultados de curto prazo evidenciam a fragilidade da recuperação do nível de atividade econômica, especialmente considerando-se que as atividades pesquisadas pela PMS respondem por aproximadamente 1/3 do PIB.

O destaque n…

Continuar lendo este artigo

Endividamento das famílias brasileiras em março é o maior desde setembro de 2015

Dados da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), mostra que, em março, o percentual de famílias endividadas alcançou 62,4%, um aumento de 0,9 ponto percentual (p.p.) em relação a fevereiro de 2019 e de 1,2 p.p. se comparado a março do ano passado, quando o indicador alcançou 61,2%. Na comparação mensal, é a terceira alta mensal consecutiva e o maior patamar desde setembro de 2015.

No quesito dívidas ou contas em atraso, o percentual também aumentou, na comparação com fevereiro, passando de 23,1% para 23,4%. Por outro lado, diminuiu de 25,2% para 23,4% o percentual d…

Continuar lendo este artigo

Presidente da Fecomércio-MA recebe comitiva da ACII

O presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio-MA), José Arteiro da Silva, recebeu nesta quinta-feira (4), o presidente da Associação Comercial e Industrial de Imperatriz (ACII), Guilherme Maia Rocha, para apresentação da edição 2019 da Feira do Comércio e Indústria de Imperatriz (Fecoimp).

Com o objetivo de destacar as principais mudanças e desafios para a próxima edição da Fecoimp, o encontro contou também com a presença de uma comitiva de diretores da ACII, que demonstrou os objetivos e a mensagem central do evento para este ano, além de apresentar a nova marca e o tema da 19ª…

Continuar lendo este artigo

Fecomércio-MA sedia workshop sobre setor de combustíveis

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio-MA) sediou nesta segunda-feira (01), o workshop “Maranhão Hub de Combustíveis - potencialidades e perspectivas”. O evento foi realizado em parceria com a Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Energia (Seic), Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e Sindicato dos Revendedores de Combustíveis do Maranhão (Sindcombustíveis-MA).

Na ocasião, o vice-presidente da Federação do Comércio do Maranhão, Maurício Aragão Feijó, destacou a importância de discutir o setor de combustíveis, e, principalmente, sobre as possibilidades e opo…

Continuar lendo este artigo

Otimismo do comércio brasileiro é o maior desde 2012, mas conjuntura retém avanço

O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec) subiu 2,1% em março deste ano na comparação com o mês anterior, e 10,9% na comparação com março do ano passado, alcançando 127,1 pontos, ou seja, acima da zona de satisfação e o melhor resultado em pontos desde novembro de 2018 da pesquisa produzida mensalmente pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Percentualmente, a confiança do setor é a maior para meses de março desde 2012, e o índice nacional só não registrou melhor resultado devido a fatos como a letargia na recuperação do mercado de trabalho e dificuldades para aprov…

Continuar lendo este artigo

Após quatro meses de alta, intenção de consumo diminui em março no país

Após quatro meses de altas sucessivas, a intenção de consumo das famílias brasileiras caiu 0,4% em março deste ano, na comparação com fevereiro, de acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). O recuo no dado geral deu-se em virtude da queda de quatro dos sete subindicadores da pesquisa: Momento para Duráveis (-2,4%), Nível de Consumo Atual (-1,5%), Perspectiva Profissional (-0,8%) e Emprego Atual (-0,2%).

Na comparação com março de 2018, o ICF apresentou alta de 11,4%, puxada pelo crescimento dos subindicadores Nível de Consumo Atual (+19,5%) e Perspectiva de Consumo (+19,0%).

“A demora na implementação das reformas…

Continuar lendo este artigo

CNC reduz previsão de crescimento do comércio para 5,4%

A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) revisou de 5,6% para 5,4% a previsão de crescimento do comércio para 2019. A atualização foi realizada após a divulgação, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), que apontou uma alta de 3,5% no varejo ampliado em janeiro, percentual inferior aos +6,5% verificados no mesmo mês do ano passado.

Para o chefe da Divisão Econômica da CNC, Fabio Bentes, o atual patamar dos juros no Brasil é um fator que contribui para a demora no processo de retomada econômica. “Além da necessidade de maior estímulo pela via do crédito, a…

Continuar lendo este artigo

Percentual de famílias com dívidas aumenta em fevereiro no país

O percentual de famílias brasileiras que relataram ter algum tipo de dívida alcançou 61,5% em fevereiro, um aumento de 1,4 ponto percentual em relação aos 60,1% observados em janeiro deste ano e 0,3 ponto percentual maior em relação a fevereiro do ano passado, quando o indicador alcançou 61,2% do total de famílias. Os dados da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), produzida mensalmente pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), mostram que o aumento, na comparação mensal, do percentual de famílias com dívidas é o segundo consecutivo, alcançando o maior patamar desde dezembro de 2017.

O percentual…

Continuar lendo este artigo

Intenção de consumo das famílias ludovicenses bate novo recorde

De acordo com a pesquisa realizada mensalmente pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio-MA), a Intenção de Consumo das Famílias (ICF) alcançou 113,9 pontos no mês de fevereiro em São Luís, apresentando variação positiva com avanço de +0,4% em relação ao mês anterior e de +7,4% na comparação com o mesmo período do ano passado. Com isso, o indicador bateu novo recorde histórico e alcançou o maior patamar absoluto desde maio de 2015.

Os componentes responsáveis pela manutenção positiva do índice de confiança do consumidor na passagem mensal foram a…

Continuar lendo este artigo

CNC prevê alta de 2,3% para o PIB em 2019

A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) estima que, em 2019, o Produto Interno Bruto (PIB) deve apresentar um crescimento de 2,3% em relação ao ano passado. A estimativa foi atualizada após o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgar os resultados das Contas Nacionais, apontando crescimento de 1,1% do PIB brasileiro em 2018.

Para a CNC, a percepção é que as condições favoráveis à retomada do crescimento estão preservadas, mas ainda há espaço para a queda das taxas de juros, dado o patamar atual confortavelmente baixo da meta de inflação. A previsão da entidade leva em consideração…

Continuar lendo este artigo

Intenção de consumo das famílias brasileiras atinge maior patamar para fevereiro em 4 anos

A Intenção de Consumo das Famílias (ICF), apurada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), registrou aumentos de 2,7% em fevereiro diante de janeiro deste ano e de 13,1% na comparação anual, consequência de um cenário econômico mais favorável do que em 2018. Tanto na comparação mensal quanto na anual, é maior patamar para fevereiro em quatro anos. O ICF acumula alta de 8,0% no primeiro bimestre do ano, a maior combinação mensal de toda a série, iniciada em janeiro de 2010.

Pelo terceiro mês consecutivo, todos os componentes da pesquisa registraram taxas de variação positivas. Momento para Duráveis (+4,…

Continuar lendo este artigo

Fecomércio - MA

Av. dos Holandeses, S/N, Quadra 04, Jardim Renascença II.
Cep: 65075-650 | São Luís-MA

Telefone: (98) 3194-2400


ascom@fecomercio-ma.com.br

© Copyright 2019 - Todos os direitos reservados para Fecomércio MA