Convenção define regras para comércio em 2019

Durante reunião realizada entre entidades que representam empregadores e empregados do comércio de São Luís, foram assinadas as Convenções Coletivas de Trabalho (CCT’s) que definem as regras para o comércio ao longo de 2019. Após três meses de negociações, os acordos foram assinados nesta quarta-feira (13), pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio-MA) e o Sindicato dos Empregados no Comércio de São Luís.

Estabelecendo o salário-base dos comerciários, feriados, horários especiais de funcionamento do comércio em datas comemorativas e as normas para as relações…

Continuar lendo este artigo

Famílias brasileiras estão menos endividadas do que há um ano

O percentual de famílias brasileiras que apresentam algum tipo de dívida registrou 60,1% em janeiro de 2019, segundo os dados da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), divulgada ontem, 5 de fevereiro, pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Esse valor representa uma queda em relação aos 61,3% apurados no mesmo mês do ano passado.

O total de inadimplentes – os que possuem dívidas ou contas em atraso – também caiu em relação a janeiro de 2018, registrando 22,9% neste mês em comparação aos 25,0% do período anterior. Da mesma forma, também diminuiu o volume de famílias que declararam n&ati…

Continuar lendo este artigo

Após quatro anos, varejo brasileiro volta a crescer em 2018 com abertura de lojas

O saldo entre aberturas e fechamentos de loja com vínculos empregatícios no varejo brasileiro fechou 2018 de forma positiva, com +8,1 mil novas unidades. O resultado do ano passado interrompeu uma sequência de três anos no vermelho, uma vez que, entre 2015 e 2017, o setor acumulou um fechamento líquido de 223,0 mil estabelecimentos comerciais por conta da recessão. O estudo é da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

O segmento de hiper e supermercados se destacou positivamente em números absolutos (4.510), seguido pelo de lojas de utilidades domésticas e eletroeletrônicos (1.747) e pelas drogarias, farmácias e lojas de cosméticos (1.439). À exce…

Continuar lendo este artigo

Confiança do comércio brasileiro alcança em janeiro a maior alta para o mês em cinco anos

Em janeiro, o Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec) da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) alcançou 120,9 pontos, a quinta alta mensal consecutiva e o melhor início de ano desde 2014, quando marcou 122,6 pontos. Três em cada quatro empresários do setor pretendem contratar mais nos próximos meses, e 46% dos entrevistados se mostraram dispostos a investir na ampliação ou abertura de lojas.

O subíndice da pesquisa que mede a satisfação com o nível atual de atividade (Icaec) voltou a crescer pelo quinto mês consecutivo em janeiro (+6,2%) em relação a dezembro, já neutralizados os efeitos saz…

Continuar lendo este artigo

Alta na intenção de consumo em janeiro no país é a maior desde 2010

A Intenção de Consumo das Famílias (ICF), apurada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), alcançou 95,9 pontos em janeiro de 2019, registrando alta de 5,1% em relação a dezembro. Esta elevação mensal é a maior da série iniciada em janeiro de 2010. Já na comparação anual, o aumento foi de 14,7%. Mesmo apresentando altas, tendência observada desde novembro, o ICF ainda permanece abaixo de 100 pontos desde maio de 2015, limite considerado de insatisfação.

Assim como ocorreu em dezembro, o levantamento mostra que todos os subíndices do ICF variaram positivamente, com destaque para a alta do componente Momento para Du…

Continuar lendo este artigo

Fecomércio-MA promove treinamento para gerenciamento sindical

Os sindicatos filiados à Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio-MA) participaram nos dias 15 e 16 de janeiro, do treinamento do Sistema BDCS (Banco de Dados da Contribuição Sindical), desenvolvido e apresentado pela Confederação Nacional do Comércio (CNC). O sistema tem como objetivo facilitar o processo de arrecadação das contribuições sindicais, além de aperfeiçoar a prospecção e o cadastro de novas empresas ou associados.

Durante o treinamento, ministrado por Daniel Ramos, da gerência de Tecnologia da Informação da CNC e Márcio Motta, advogado da Divisão Sindical, foram…

Continuar lendo este artigo

Varejo brasileiro consolida recuperação e tem o melhor novembro em quatro anos

Dados divulgados ontem (15) pelo IBGE, na Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), mostram que o volume de vendas dos dez segmentos que integram o comércio varejista no conceito ampliado avançou 1,5% em relação ao mês anterior, já descontados os efeitos sazonais. Esse foi o melhor resultado nesse tipo de comparação desde 2014 quando o indicador mensal avançou no mesmo ritmo (+1,5% em relação a outubro daquele ano).

Já em relação a novembro de 2017, o varejo ampliado registrou crescimento de 5,8%, destacando-se as altas de 16,9% nas vendas de artigos de uso pessoal e doméstico e de 12,8% no comércio automotivo. Juntos, esses dois segmentos, foram responsáveis 83% do aumento…

Continuar lendo este artigo

Fecomércio recebe visita do novo presidente do Sebrae/MA

O presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio-MA), José Arteiro da Silva, recebeu nesta terça-feira (15), a visita do novo presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae no Maranhão, Raimundo Coelho, que também preside o sistema Faema/Senar.

Na oportunidade, Raimundo Coelho tratou sobre futuras parcerias e reiterou o convite ao presidente da Fecomércio-MA, para a solenidade de posse da nova diretoria do Sebrae/MA para o mandato 2019-2023, que será realizada nesta quinta-feira (17), no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana.

Participaram ainda da reunião, o superintendente da Federação do Comércio do Maranh&a…

Continuar lendo este artigo

Endividamento recua pela segunda vez consecutiva em dezembro no país

A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), apurada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), mostra que a proporção de famílias com dívidas no cheque pré-datado, cartão de crédito, cheque especial e carnê de loja, entre outros, caiu para 59,8% em dezembro do ano passado, comparada com os 60,3% observados em novembro. Também houve redução de 2,4 pontos percentuais em relação a dezembro de 2017 (62,2%).

A inadimplência também apresentou queda em ambas as bases de comparação. Dentre as famílias entrevistadas, 22,8% relataram possuir dívidas ou contas em atraso em dezembro de 20…

Continuar lendo este artigo

Ministro da Economia fala dos pilares da nova gestão

O novo ministro da Economia, Paulo Guedes, assumiu o cargo oficialmente nesta quarta-feira (2) em uma cerimônia em Brasília. No discurso, disse que a Previdência Social, as privatizações e a simplificação de tributos são os "pilares da nova gestão".

"O primeiro pilar é a reforma da previdência, o segundo são as privatizações aceleradas e, o terceiro pilar é a simplificação, redução e eliminação de impostos", declarou.

Durante o discurso, Paulo Guedes afirmou que:

- O descontrole na expansão de gastos públicos é o "mal maior" da economia brasileira;

- Não existe superministro;

- A democracia é resiliente;

- O…

Continuar lendo este artigo

NOTA DE FALECIMENTO

É com profundo pesar que a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio-MA) comunica o falecimento do 1º vice-presidente da instituição, o empresário Marcelino Ramos Araújo, ocorrido nesta quinta-feira, 27 de dezembro.

Nascido no município de Brejo-MA no dia 6 de agosto de 1938, o empresário chegou a São Luís em 1958, com o objetivo de concluir os estudos. Bacharel em Direito e formado em Contabilidade na Escola Técnica de Comércio Centro Caixeiral, começou no comércio como Office Boy, auxiliar de escritório e com o tempo tornou-se propagandista-vendedor, visitando os consultórios médicos e hosp…

Continuar lendo este artigo

Confiança do comércio brasileiro fecha 2018 no maior nível em cinco anos

Apurado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec) alcançou 115,5 pontos no mês de dezembro. Na comparação com novembro, o indicador apresentou alta de 5,4%, na série com ajuste sazonal, e, em relação a 2017, o avanço foi de 5,7%. A pesquisa também revela que três em cada quatro varejistas pretendem contratar mais nos próximos meses.

O levantamento da Confederação mostra que todos os componentes do Icec registraram variações positivas, com destaque para as expectativas em relação ao desempenho da economia, que apresentou avanço…

Continuar lendo este artigo

Fecomércio - MA

Av. dos Holandeses, S/N, Quadra 04, Jardim Renascença II.
Cep: 65075-650 | São Luís-MA

Telefone: (98) 3194-2400


ascom@fecomercio-ma.com.br

© Copyright 2019 - Todos os direitos reservados para Fecomércio MA