BDCS siteOs sindicatos filiados à Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio-MA) participaram nos dias 15 e 16 de janeiro, do treinamento do Sistema BDCS (Banco de Dados da Contribuição Sindical), desenvolvido e apresentado pela Confederação Nacional do Comércio (CNC). O sistema tem como objetivo facilitar o processo de arrecadação das contribuições sindicais, além de aperfeiçoar a prospecção e o cadastro de novas empresas ou associados.

Durante o treinamento, ministrado por Daniel Ramos, da gerência de Tecnologia da Informação da CNC e Márcio Motta, advogado da Divisão Sindical, foram apresentados os módulos para gerenciamento das informações das bases sindicais, que abrangem a troca de informação, a prospecção e cadastro de empresas, e o controle de Guias.

Para a Federação do Comércio do Maranhão, a implantação do sistema é fundamental para o desenvolvimento dos sindicatos, principalmente após a Lei 13.467/17, que tornou facultativo o pagamento da Contribuição Sindical. “As instituições precisam se adaptar a essa nova realidade e ampliar sua arrecadação. Entre os benefícios, destacamos que o BDCS facilita o processo de arrecadação das contribuições sindicais ao listar as empresas e informar suas categorias, gerando mais agilidade e eficácia na emissão das guias”, explicou o presidente da Fecomércio-MA, José Arteiro da Silva.

De modo geral, o novo software impede a ocorrência de falhas no envio das guias de contribuição, dando mais modernidade e gerencia o processo por meio de cruzamento de dados das empresas, com a finalidade de depurar as informações e garantir que todas as empresas possam efetuar seus pagamentos sem que ocorram problemas. A ferramenta da CNC também promove o acompanhamento e monitoramento dos dados para emissão das guias sindicais.

Saiba mais

Disponibilizado para as entidades que integram o Sistema Confederativo da Representação Sindical do Comércio (Sicomércio), o Banco de Dados da Contribuição Sindical (BDCS), é composto por um gerenciador de contribuições (sindicais, confederativas, assistencialistas e associativas), um Portal do Associado e por uma base de dados.

A entidade que aderir ao sistema terá acesso não apenas a um gestor de banco de dados, mas também a um instrumento que pode contribuir para promover um aumento nas filiações e na arrecadação, uma vez que as ações, produtos e serviços poderão ser divulgados aos integrantes do banco, fortalecendo a imagem institucional perante os associados e potenciais associados cadastrados.

Fecomércio - MA

Av. dos Holandeses, S/N, Quadra 04, Jardim Renascença II.
Cep: 65075-650 | São Luís-MA

Telefone: (98) 3194-2400


ascom@fecomercio-ma.com.br

© Copyright 2019 - Todos os direitos reservados para Fecomércio MA