site1CombA Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio-MA) sediou nesta segunda-feira (01), o workshop “Maranhão Hub de Combustíveis - potencialidades e perspectivas”. O evento foi realizado em parceria com a Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Energia (Seic), Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e Sindicato dos Revendedores de Combustíveis do Maranhão (Sindcombustíveis-MA).

Na ocasião, o vice-presidente da Federação do Comércio do Maranhão, Maurício Aragão Feijó, destacou a importância de discutir o setor de combustíveis, e, principalmente, sobre as possibilidades e oportunidades potenciais de criação de um novo ambiente de negócios para o estado.

“O Maranhão é um estado que possui características privilegiadas, a exemplo da excelente localização geográfica e uma infraestrutura portuária que poderiam oferecer mais benefícios econômicos para o nosso estado. Por isso, este evento assume um papel estratégico na medida que apresenta uma potencialidade capaz de estruturar uma nova realidade para todos nós maranhenses”, explicou o vice-presidente.

Durante a programação, temas como o ambiente, a estrutura e os incentivos para a cadeia de distribuição de combustíveis no Maranhão, os combustíveis e seus planos de negócios, os investimentos no estado e os casos de sucesso foram apresentados e debatidos.

IMG 1003Para o secretário de Estado de Indústria, Comércio e Energia, Simplício Araújo, o workshop viabiliza parcerias público-privadas, além de demonstrar que o governo está à disposição para tratativas de novos investimentos e expansão dos já instalados no Maranhão. “O objetivo é socializar as perspectivas de investimentos previstos para o estado. Precisamos mostrar o que estamos fazendo para impulsionar a cadeia e apresentar os investimentos que foram atraídos’, destacou o secretário.

O workshop “Maranhão Hub de Combustíveis - potencialidades e perspectivas” reuniu empresários, representantes de entidades empresariais e gestores do governo do Estado, além dos palestrantes Sebastião Azevedo, gestor de Terminais Marítimos de Pernambuco; Joaquim Dias Fernandes, sócio fundador da Petronac Distribuidora; Brunos Barros, gerente comercial da Raízen Combustíveis; e Aurélio Amaral, diretor da ANP.

Saiba mais

Localizado em São Luís-MA, o Porto do Itaqui, que, atualmente, concentra o maior volume de importações de gasolina e diesel e conta com uma localização favorável para importações da Europa e Golfo do México, foi assunto debatido no workshop.

Movimentando mais de 1,6 toneladas de derivados de petróleo, o Itaqui é o único porto público a possuir dupla certificação em gestão de qualidade, com a ISO 9001:2015 e ISO 14001:2015. Recentemente, o porto somou mais de R$ 1 bilhão em investimentos privados e fechou o primeiro trimestre de 2019 com 4,3 milhões de cargas movimentadas.

site2comb

Fecomércio - MA

Av. dos Holandeses, S/N, Quadra 04, Jardim Renascença II.
Cep: 65075-650 | São Luís-MA

Telefone: (98) 3194-2400


ascom@fecomercio-ma.com.br

© Copyright 2019 - Todos os direitos reservados para Fecomércio MA