Fecomércio-MA fortalece área de pesquisa
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio-MA) participou nos dias 8 e 9 de março, da 10° edição do Fórum Nacional de Dirigentes dos Institutos Fecomércio, que aconteceu na cidade de Fortaleza-CE. O evento reuniu representantes dos Institutos de Pesquisa Fecomércio (IPFs) de todo o País para discutir novas tendências de mercado e compartilhar estratégias que contribuam para a representatividade e desenvolvimento dos setores representados.
Realizada pela Fecomércio-CE, por meio do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Ceará (IPDC), o Fórum proporcionou palestras e troca de experiências entre os representantes de cada estado participante.
“As pesquisas realizadas pela Fecomércio-MA têm como principal objetivo orientar e auxiliar aos empresários no seu planejamento estratégico, assegurando às empresas do comércio melhorias e condições para gerar resultados positivos. Dessa forma, participar desse Fórum significa qualificar ainda mais o serviço prestado aos empresários maranhenses, garantindo dados estatísticos fundamentais e referenciais para o desenvolvimento das empresas”, destacou o superintendente da Fecomércio-MA, Max de Medeiros, que participou da reunião.
Na abertura do evento, o presidente em exercício da Fecomércio-CE, Maurício Filizola, destacou que o comércio de bens, serviços e turismo é a atividade que mais gera renda no Ceará, além de ressaltar a importância do IPDC para a região. “Mais do que uma atividade econômica que representa mais de 70% do PIB, o comércio é parte da cultura do Ceará. Estamos comemorando 20 anos de início das atividades do nosso Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento que é uma fonte fidedigna de dados para a imprensa, governos e instituições”, disse Filizola, destacando que os estudos e pesquisas orientam as mais de 150 mil empresas cearenses.
Programação
No primeiro dia do evento, foram apresentadas as palestras “Inovação, Linhas de Apoio à Pesquisa” e “Potencialidades e Melhoria da Imagem”. No segundo dia, os temas “Apostando na Tecnologia para Inovar e Fomentar Programas” e “A Relevância das Pesquisas Institucionais na Gestão Estratégica” foram debatidos entre os participantes.
A programação do 10° edição do Fórum Nacional de Dirigentes dos Institutos Fecomércio contou ainda com a participação do economista-chefe da Divisão Econômica da Confederação Nacional do Comércio (CNC), Fabio Bentes, que realizou a palestra “Metodologias de Projeções e Tendências 2018”. Na oportunidade, o especialista apresentou “O Comércio Diante de um Novo Ciclo de Consumo”, destacando a conjuntura macroeconômica atual, como a leve recuperação da economia via consumo e a evolução das condições de consumo, além de abordar as pesquisas econômicas realizadas pela CNC.
Saiba mais
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio-MA) realiza pesquisas de intenção de consumo nas principais data comemorativas para o comércio: Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia das Crianças e Natal. Com dados estatísticos e análise econômica, o estudo busca auxiliar aos empresários no planejamento estratégico de vendas para cada período.
Além desses estudos, a Fecomércio-MA realizada também levantamentos mensais em São Luís, como a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), Intenção de Consumo das Famílias (ICF) e Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec).
Fonte: Ascom