Cai valor dos presentes do Dia dos Pais em São Luís
O mercado de trabalho ainda reduzindo postos, inflação acima da meta e nível de endividamento persistente são alguns dos fatores apontados pela Federação do Comércio do Maranhão para explicar os números publicados na Pesquisa de Intenção de Consumo para o Dia dos Pais 2016 em São Luís. De acordo com o levantamento feito pela entidade, 60,1% dos consumidores ludovicenses pretendem comprar algum produto para presentear em função da data, enquanto 34,5% não irão comprar nenhum produto e 5,4% não sabe ou não respondeu. Na comparação com o mesmo período do ano passado, os dados indicam para uma tênue melhora nas vendas este ano, apresentando alta de 0,84% nas intenções de compras e uma redução de 6,5% dos consumidores que não pretendem realizar compras nesse período.
No entanto, a média do valor do presente pretendido pelo consumidor este ano foi calculado em 144 reais, enquanto a média do valor total da compra, considerando os gastos com a comemoração e aqueles que irão comprar mais de um produto para presentear, foi calculado em 176 reais. Em relação ao ano passado, houve uma redução de 10,2% no valor médio da compra e de 13,8% no valor médio do presente, revelando que os consumidores ludovicenses estão mais dispostos a ir às compras do que no ano passado, mas com o controle maior do orçamento.
“A redução do valor médio do presente e do valor médio da compra são indicativos de inflação acentuada e persistente nos artigos a serem consumidos, impactando diretamente sobre as vendas no varejo ao exigirem dos consumidores uma revisão sobre suas prioridades de consumo”, explica o consultor econômico da Fecomércio-MA, Eduardo Campos.
De acordo com a pesquisa da Federação do Comércio, entre os consumidores com intenção de consumo, 81,7% apresentaram interesse em adquirir apenas um produto e 15,2% dos entrevistados demonstraram interesse em comprar até dois produtos, e os demais entrevistados (3,2%) indicaram a compra de três ou mais produtos. Em relação a 2015, constatou-se a redução de 4,4% de intenção de compra de apenas um produto e aumento de 20,6% para aqueles que desejam comprar dois produtos.
O presidente em exercício da entidade, Marcelino Ramos Araújo, é otimista ao afirmar que a pesquisa para o Dia dos Pais é um indicativo de recuperação para o comércio neste segundo semestre. “O consumidor está retomando a confiança aos poucos, mas consciente de que não pode comprometer demais a sua renda. É exatamente por isso que ele vai às compras, garantir o presente do papai, do avô ou outros parentes, já que tivemos aumento de quem pretende comprar mais de um presente, mas tudo isso com expectativa de gastar pouco já que a nuvem que representou a crise econômica nacional ainda não passou totalmente”, ressalta.
Presentes
A pesquisa da Federação do Comércio do Maranhão listou os produtos preferidos pelos consumidores da capital maranhense para o Dia dos Pais deste ano. A lista é liderada pelos artigos de vestuário com 52,8% de intenção de consumo e itens de perfumaria com 20,3%. Os dois tipos de produtos registraram, respectivamente, aumentos de 4,14% e 49,3% nas intenções de compra em relação ao ano passado, ou seja, destaque principalmente para os itens de perfumaria, como cremes de barbear, sabonetes e perfumes, que obtiveram o mais expressivo crescimento na preferência dos consumidores este ano.
Também apareceram nas escolhas dos consumidores neste ano, segundo o levantamento da Fecomércio-MA, os calçados com 12,9%, relógios com 9,6%, materiais esportivos com 2,7%, celulares com 2,4% e livros com 1,4% de intenção de compras. Destes itens, apenas os relógios apresentaram crescimento na preferência do consumidor em relação ao ano passado, com avanço de 6,67% na intenção de consumo anual. Os demais itens apresentaram recuos significativos, com destaque para os calçados que em 2015 estavam em segundo lugar na preferência do consumidor e com redução de 10,42% passaram para terceiro lugar na lista de intenção de compra do consumidor ludovicense em 2016.
O consultor econômico Eduardo Campos explica que o consumidor consegue ter a percepção de que produtos com alto valor agregado, como celulares e eletrônicos, tendem a sofrer maior influência sobre os preços neste momento de inflação forte e, por isso, o consumidor tende a optar pelos artigos com menor valor agregado. “A pesquisa revela que o consumidor com renda superior a três salários mínimos demonstra estar mais seletivo e cauteloso com relação aos produtos com maior valor agregado, uma vez que estes produtos tendem a possuir maior capacidade de absorção dos impactos inflacionários refletindo, consequentemente, em seu aumento de preço nas lojas”, esclarece o especialista.
O levantamento também apresentou os locais em que os consumidores pretendem comprar os presentes para o Dia dos Pais. Dos consumidores que irão às compras no período, 50,6% apontam as lojas de Shopping Centers como a preferência, seguido das lojas do Centro comercial com 33%, lojas de ruas/bairros/galerias com 13,7%, supermercados ou hipermercados com 2,7%, lojas de departamentos com 1,3%, internet com 1%, catálogo com 1% e comércio informal no centro (camelôs) com 0,3% da preferência do consumidor. Na comparação com o ano passado, as lojas do shopping recuaram 10,8% na preferência do consumidor, enquanto as lojas do Centro avançaram 4,8% e as lojas de ruas/bairros e galerias aumentaram 44,21%.
“O recuo na preferência das lojas de Shopping explica-se em função da intenção do consumidor de gastar menos este ano, por isso a procura maior pelas lojas no Centro da cidade, assim como as lojas nos bairros, onde consumidor consegue preços mais flexíveis”, lembra o presidente da Fecomércio, Marcelino Ramos Araújo.
Pagamento e Comemoração
A forma de pagamento preferida pelos consumidores para o Dia dos Pais deste ano, segundo o estudo da Federação do Comércio, continua sendo a modalidade à vista com dinheiro, que registrou 52% da indicação entre os entrevistados, já 39,3% optaram pelo uso do cartão de crédito e 14,5% escolheram o cartão de débito. Apenas 0,1% optaram pelo uso de carnês/crediário como modalidade preferencial de pagamento. Em relação ao ano passado, a preferência pelo pagamento à vista com dinheiro reduziu 4,41% e a escolha pelo cartão de débito recuou 9,4%, enquanto a tendência pelo uso do cartão de crédito subiu 14,2%. De acordo com a Fecomércio, o aumento do uso do cartão de crédito e a redução dos pagamentos à vista com dinheiro ou cartão de débito ocorrem em um ambiente em que os consumidores buscam adiar o pagamento de suas compras com o objetivo de maximizar a utilização de sua renda cujo poder de compra diminuiu, em parte devido à desvalorização real dos salários ocasionada pela alta generalizada dos preços.
Em relação às comemorações do Dia dos Pais, a pesquisa da Fecomércio-MA indica que 58,9% dos consumidores afirmaram que vão celebrar a data de alguma forma, enquanto 37,6% informaram que não comemorarão a data e 3,5% não sabe ou não respondeu. Em comparação ao mesmo período do ano passado, houve uma redução de 1,51% entre os que desejam comemorar a data.
Para os que pretendem comemorar, 81,5% devem celebrar a data em casa. Apenas 7,5% demonstraram interesse em ir a restaurantes, 5,9% à praia, e 1,6% pretendem viajar. Outros 2,1% dos entrevistados não souberam ou não responderam. Quando comparado com 2015, a intenção de ficar em casa no Dia dos Pais reduziu 0,61%, enquanto a predisposição de ir a restaurantes recuou 27,88%.
“A intenção de comemorar a data diminui ao mesmo tempo em que se mantém alto o índice de intenção de comemorar a data em casa, ambos em relação ao ano anterior. Isto se deve às elevadas expectativas inflacionárias do consumidor em relação ao setor de serviços como restaurantes, conforme o índice IPCA que é medido pelo IBGE que indica inflação acumulada dos últimos doze meses em 9,39% até junho deste ano para os segmentos de serviços de alimentação fora de casa”, comenta Eduardo Campos.
Mais
A Pesquisa de Intenção de Consumo para o Dia dos Pais 2016 em São Luís, realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio-MA), entrevistou 700 pessoas na capital maranhense entre homens e mulheres com mais de 18 anos nos principais pontos de circulação de consumidores da cidade. A margem de erro da amostra é de 3,7% e o nível de confiança da pesquisa é de 95%.