Notícias

Empresários realizam encontro com candidatos a prefeito

Assessoria de Comunicação

Assessoria de Comunicação

14/09/2016 16h09 - Atualizado
Compartilhe

F1Os candidatos que disputam a Prefeitura de São Luís, Eliziane Gama (PPS) e Wellington do Curso (PP) foram ouvidos pelas entidades empresariais representativas dos segmentos de comércio, serviços, turismo, indústria e agricultura. O evento aconteceu na última terça-feira (13), no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, durante o Encontro da Classe Empresarial com os Candidatos a Prefeito, que deveria reunir os três candidatos com maiores índices de intenções de voto segundo as pesquisas eleitorais, mas – apesar de convidado - o candidato Edivaldo Holanda Júnior (PDT) não compareceu.

Com o objetivo de proporcionar um amplo espaço de visualização de projetos e propostas que visam o desenvolvimento responsável de São Luís, a sabatina foi promovida pela Associação Comercial do Maranhão (ACM), Associação de Jovens Empresários (AJE), Câmara de Dirigentes Lojistas de São Luís (CDL), Federação da Agricultura e Pecuária do Maranhão (Faema), Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio) e Federação das Indústrias do Maranhão (Fiema), além do apoio do Sebrae.

Na ocasião, as metas e propostas de cada um para os próximos quatros anos foram avaliadas a partir dos questionamentos previamente elaborados pelas entidades. “Esperamos que a partir desse encontro o candidato eleito possa manter um estreito canal de diálogo com a classe empresarial, apresentando e efetivando ações que visam o desenvolvimento da nossa cidade. É preciso dinamizar e consolidar o setor produtivo, e para isso, as metas propostas nesse encontro precisam ser concretizadas”, destacou o vice-presidente da Federação do Comércio do Maranhão, Marcelino Ramos Araújo.F4

De acordo com as regras do evento, foram realizadas 11 rodadas de perguntas aos candidatos, formuladas pelas entidades empresariais e cujo teor foi o mesmo para os dois concorrentes. Os candidatos Eliziane Gama e Wellington do Curso tiveram três minutos para responder a cada questionamento das entidades empresariais e apresentar suas propostas e soluções para os problemas enfrentados pelos empresários maranhenses.

O evento não possuiu caráter de debate e cada candidato teve a oportunidade de responder a uma série de perguntas sobre temas como educação básica, indústria, comércio formal, comércio informal, empreendedorismo, infraestrutura, serviços, saúde, turismo, agricultura e abastecimento, demonstrando aos empresários as propostas e projetos que cada um planejou para ampliar o desenvolvimento socioeconômico de São Luís. “Organizamos este evento na perspectiva de exercer uma cidadania ativa e crítica. Para a classe empresarial não importam as diferenças ideológicas, o que queremos é conhecer as propostas dos candidatos e reforçar que os nossos segmentos querem que as políticas públicas sejam protagonistas na promoção do desenvolvimento da cidade”, afirmou o presidente da CDL São Luís, Fábio Ribeiro.

F2Para a candidata Eliziane Gama, o momento foi uma grande oportunidade de poder mostrar propostas baseadas na determinação e planejamento. “O incentivo e o investimento não são feitos em São Luís. A prefeitura precisa ter competência e visão estratégica para definir prioridades, estabelecer metas e fazer o investimento necessário. As políticas de geração de emprego e renda, e as políticas de incentivo fiscal com replanejamento tributário proporcionaria outro cenário econômico e social. Eu fiquei feliz em ser convidada para esse encontro porque acredito que nós podemos fazer uma cidade melhor. A classe empresarial será um braço preponderante no nosso governo, vocês nos ajudarão a colocar São Luís nos trilhos do desenvolvimento”, explicou a candidata.

O candidato Wellington do Curso destacou um governo pautado na seriedade, comprometimento e responsabilidade. “É uma oportunidade para a classe empresarial conhecer o que pensamos e queremos para a nossa cidade. Temos um plano possível de ser realizado, não posso vender ilusão para ganhar uma eleição. Destacamos que temos na prestação de serviços a fomentação da maior parte da nossa economia, então há necessidade de implemento para que nós possamos melhorar e ampliar a nossa arrecadação, assim como a necessidade de incentivos fiscais para que nós possamos orientar os prestadores de serviços. Além disso, entre os nossos projetos enfatizamos a necessidade da criação de uma Câmara de Conciliação de Débitos Tributários”, destacou o candidato. F3

Ao final do encontro, os candidatos receberam a “Agenda para o desenvolvimento de São Luís (2017-2020)”, um documento elaborado pelas entidades promotoras do evento como uma forma de demonstrar e reforçar as reivindicações da classe empresarial para a gestão dos próximos quatro anos de São Luís. Além disso, os candidatos assinaram um termo de compromisso público onde se comprometeram a abrir um permanente canal de diálogo com as entidades empresariais.

O Encontro da Classe Empresarial com os Candidatos a Prefeito é realizado todos os anos eleitorais de forma conjunta pelas entidades empresariais, a fim de discutir os anseios e reivindicações dos empresários e cobrar o compromisso dos candidatos com as promessas realizadas durante a campanha. De acordo com o Manual de Regras do evento, os três concorrentes convidados são os candidatos com o melhor índice de intenção de votos segundo a pesquisa realizada pela Exata Pesquisa de Opinião Pública, registrada no TSE no dia 06 de agosto de 2016 e publicada no dia 12 de agosto de 2016.