Notícias

Workshop discute eSocial e as novas regras do Simples

Assessoria de Comunicação

Assessoria de Comunicação

14/03/2017 20h03 - Atualizado
Compartilhe

okO 1º Workshop Contábil/Empresarial de São Luís foi realizado nesta segunda-feira (13), no auditório da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio). Com o objetivo de debater sobre o eSocial prático e as novas regras do Simples Nacional para 2017 e 2018, o evento contou com a palestra do advogado tributarista, Edison Garcia Junior, que é Conferencista na área Tributária/Empresarial.

Com o tema “Processos Críticos para Gestão e Implantação do eSocial 2017: Uma Visão Prática e Desmistificadora”, Edson Garcia explicou sobre os Princípios, Funcionamento, Base, Fundamentos e Evolução do eSocial, assim como os ajustes necessários com a implantação do sistema e o prazo de obrigatoriedade. “Estamos aqui para falar sobre o que o eSocial efetivamente vai demandar de informação. É extremamente importante que o empresário tenha um relacionamento mais apurado com o seu contador, que é quem vai gerar efetivamente para ele esses dados”, destacou Edison Garcia.

Buscando indicar diversas possibilidades de melhor gestão e planejamento tributário, o Workshop discutiu também sobre as principais alterações trazidas pela Lei Complementar 155/2016 no Simples Nacional, que altera a Lei Complementar 123/2006, para reorganizar e simplificar a metodologia de apuração do imposto devido por optantes pelo Simples Nacional.

“A lei complementar 155/2016 alterou bastante o Simples Nacional. Já temos algumas alterações que entraram em vigor esse ano, como a regularização do trabalho em salão de beleza, assim como a mudança na forma de cálculo para o próximo ano. Temos uma forma de cálculo totalmente diferente para 2018 que vai mudar as faixas de tributação e essa fórmula tem que ser totalmente conhecida. Além disso, esse novo formato de cálculo vai trazer um aumento de carga tributária e isso é importante discutirmos para termos conhecimento sobre as mudanças”, explicou o especialista.

IMG 5193O 1º Workshop Contábil/Empresarial de São Luís foi realizado em parceria com o Conselho Regional de Contabilidade, Grupo Nova Oeste e com o Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado do Maranhão (Sescap-MA)

Saiba mais - O eSocial (Sistema de Escrituração Fiscal Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas) é o instrumento de unificação da prestação das informações referentes à escrituração das obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas e tem por finalidade padronizar sua transmissão, validação, armazenamento e distribuição, constituindo um ambiente nacional.

O início da obrigatoriedade de utilização do eSocial será em 1º de janeiro de 2018 para os empregadores e contribuintes com faturamento no ano de 2016 acima de R$ 78.000.000,00 (setenta e oito milhões de reais). Em 1º de julho de 2018 será para os demais empregadores e contribuintes. Além disso, até 1º de julho de 2017, será disponibilizado aos empregadores e contribuintes o ambiente de produção restrito com vistas ao aperfeiçoamento do sistema.

Fonte: Ascom