Com o tema “Sindicalismo Empresarial: Um Novo Brasil”, uma comitiva de nove empresários e presidentes sindicais maranhenses liderada pelo vice-presidente da Federação do Comércio do Maranhão, Marcelino Ramos Araújo, representa o estado até amanhã, no 33º Congresso Nacional de Sindicatos Empresariais do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (33º CNSE), que está sendo realizado em João Pessoa-PB.
Durante a sessão solene de abertura do evento realiza ontem (24), o presidente da Confederação Nacional do Comércio, Antônio Oliveira Santos, fez um apelo aos representantes dos sindicatos do setor terciário de todo o Brasil para que mobilizem suas bases em apoio às reformas essenciais para a retomada do desenvolvimento do País.
“Temos que apoiar nossos parlamentares nos Estados para que as reformas aconteçam”, disse Oliveira Santos, para enfatizar a importância da participação da iniciativa privada na solução dos problemas brasileiros. “Aqui estão empresários dando um exemplo de união que no momento presente é fundamental. Estamos vivendo um conjunto de crises, e isso resulta em uma questão de segurança, mas também de esperança”, complementou Oliveira Santos, para ressaltar que são os empresários que mantêm a força de trabalho, além de dar escoo à produção nacional em diversas áreas. “É o comércio que transforma o trabalho de toda a sociedade em consumo”, complementou.
Proporcionandoo entendimento da atual situação política do Brasil e seus efeitos danosos na economia e nas empresas, o evento visa buscar caminhos para melhorar o ambiente de negócios, com geração de mais empregos e renda para os brasileiros. Nesta edição, o Congresso reúne 1.300 participantes entre Dirigentes Sindicais Empresariais, Executivos, Assessores Jurídicos, Assessores de Comunicação e Marketing, além dos empresários do 3º setor, vindos de todos os Estados do Brasil.
A Federação do Comércio do Maranhão apoia e financia mais uma vez a participação dos presidentes de sindicatos filiados à Fecomércio. Estão presentes ao evento, os presidentes Marcelino Ramos Araújo (Sindamed), Antônio Freitas (Sindaga), Maurício Feijó (Sindmate), Antônio Josiel (Sindoptica), William Câmara (Seac), Ivanilde Sampaio (Sindifeirantes), Eraldo Moura (Sindicoma), Reginaldo Pacheco (Sircosum) e Paulo Henrique Silva (Sindifeirantes/Caxias).
Programação
Na programação de hoje (25), estão sendo realizadas as palestras “O Estado da Paraíba”, ministrada pelo Governador do Estado, Ricardo Vieira, e “Reforma trabalhista e valorização da negociação coletiva”, ministrada pelo professor doutor, José Pastore. Completa a programação desta quinta-feira, os painéis “O comércio e a economia brasileira” e “A importância da fidelização dos associados no fortalecimento dos sindicatos”, além das reuniões das Comissões Temáticas com temas previamente estabelecidos e escolhidos pelos participantes.
Amanhã (26), os painéis “O turismo e o comércio viajam juntos” e “Fonte de custeio da atividade sindical” abrem os trabalhos do dia, seguido da palestra “Ética, política e empresa”, que será ministrada pelo sociólogo Demétrio Magnoli. Para finalizar a programação, serão realizados talk Shows com os temas: “Questões jurídicas que afetam o empresário e os sindicatos do comércio”, “Ações administrativas e gerenciais em sindicatos”, “Ações de comunicação e marketing em sindicatos” e “Questões gerais dos sindicatos e do movimento empresarial do comércio”.
Saiba mais
O Congresso Nacional dos Sindicatos Empresariais do Comércio de Bens, Serviços e Turismo acontece anualmente. Nesta edição, o evento é uma realização do SINDILOJAS João Pessoa, tendo como parceiros e apoiadores a Confederação Nacional do Comércio (CNC), a Fecomércio-PB e os Sindicatos Empresariais do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado da Paraíba.
Fonte: Ascom