Desconfiança volta a atingir as vendas
O levantamento de intenção de consumo para o Dia das Crianças 2017, realizado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio-MA), demonstra que 55,6% dos ludovicenses pretendem comprar algum produto para presentear em função da data. Embora seja um índice expressivo, com mais da metade dos consumidores dispostos a ir às compras, na comparação com o mesmo período do ano passado os dados revelam uma retração de -15,9% no nível de consumo. Por outro lado, 15% dos consumidores disse ainda estar indeciso quanto ao consumo, revelando um aumento expressivo superior a 200% entre os consumidores que vão deixar para última hora a decisão sobre as compras.
De acordo com a Fecomércio, as razões para o aumento da desconfiança dos consumidores estão relacionadas ao período em que o estudo foi realizado, entre os dias 9 e 13 de setembro, quando surgiam novas notícias na mídia sobre a possível existência de uma segunda denúncia contra o presidente Michel Temer. Com isso, embora o cenário econômico esteja bastante favorável em meio às previsões positivas de recuperação econômica verificada com a retomada da criação de postos de trabalho aliado ao cenário de inflação abaixo da meta, possivelmente o último trimestre do ano possa sofrer com um novo cenário de instabilidade política caso seja aceita a denúncia contra o Governo Federal, o que poderia comprometer temporariamente o consumo e a confiança dos consumidores, assim como já está indicado pela pesquisa para o Dia das Crianças.
“Observamos nos últimos meses um ciclo ascendente da economia, com condições favoráveis à manutenção do consumo das famílias. Contudo, o recente cenário político brasileiro inevitavelmente pode debilitar esse ambiente positivo ao investimento e à expansão econômica. De fato, o consumo para o Dia das Crianças deste ano vai de encontro à percepção dos consumidores quanto ao atual momento de volubilidade, que deve frear a capacidade de gastos e adiar os planos de consumo um pouco mais para frente”, explicou o presidente da Federação do Comércio do Maranhão, José Arteiro da Silva.
No entanto, outros dados da pesquisa sugerem a possibilidade de manutenção de resultados positivos nas vendas nesse Dia das Crianças. “O nosso estudo apresenta um aumento significativo dos consumidores indecisos, que ainda não sabem se irão às compras e que poderão ser levados ao consumo pelo apelo emocional que geralmente essas datas comemorativas trazem consigo. Outro dado importante, é o aumento daqueles que desejam comprar mais de um produto, como três, quatro ou cinco presentes”, completou José Arteiro.
Destaques
O estudo realizado pela Federação do Comércio do Maranhão para o Dia das Crianças 2017 demonstra que após dois anos em segundo lugar, a intenção de comprar presentes no Centro Comercial/Rua Grande voltou para a primeira posição, alcançando 43,3% de preferência dos consumidores, o que revela um aumento de 7,71% em relação a 2016. Em seguida, estão as lojas do Shopping Center, que alcançaram 31,3% de preferência, demonstrando uma redução de -34,11% em relação ao mesmo período do ano passado.
Além disso, entre os consumidores com intenção de consumo, 36,4% apresentaram interesse em adquirir apenas um produto, apresentando uma redução de 1,62%. Em contrapartida, 16,6% dos entrevistados demonstraram interesse em comprar até três produtos, 7,9% afirmaram que irão comprar até quatro produtos e 7,6% devem comprar cinco presentes ou mais, revelando um aumento de 10%, 146,9% e 22,6%, respectivamente.
Entre os produtos preferidos deste ano, a lista dos presentes é liderada por brinquedos com 58,9% de intenção de consumo e artigos de vestuário com 28,4%. Estes dois tipos de produtos registraram, respectivamente, aumento de 2,8% e 8,4% nas intenções de compra em relação ao ano passado. Também compõem a lista de preferência dos consumidores neste ano os aparelhos/jogos eletrônicos (12,1%), sapatos (4,1%), videogame (1,8%), material esportivo (1,6%) e bicicleta (1,6%).
“Esses dados demonstram o perfil genérico do consumidor atual, que apesar de cauteloso não vai deixar de comprar presentes, mesmo com valores mais acessíveis, e aquecer o nosso comércio durante esse período”, destaca o presidente da Fecomércio-MA, José Arteiro.
Comemoração e gastos
Em relação à intenção de comemorar a data, a pesquisa demonstrou que 42,8% dos entrevistados desejam celebrar o Dia das Crianças, o que representa uma queda de -17,85% em relação ao ano passado. De modo geral, esse resultado impacta o setor de serviços, que em junho, apresentou uma redução no Maranhão de -1,8% na variação mensal e -9,6% na comparação anual, conforme a última Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) do IBGE.
Na análise dos locais preferidos para comemorar, 64,7% dos que desejam celebrar a data afirmaram que a comemoração deve ser em casa ou na casa de parentes, seguida da intenção de comemorar na Praia (7,1%), Cinema (6,7%) e Parque de Diversões ou Praça (4,6%).
O valor médio do presente pretendido pelo consumidor para o Dia das Crianças deste ano foi calculado em 88 reais, enquanto o valor médio total das compras para a data, incluindo quem deseja comprar mais de um presente e quem deseja gastar com as comemorações, ficou em 186 reais. Quando comparado com o mesmo período do ano passado, o valor médio do presente recuou -7,37% e a pretensão de gastos geral das compras cresceu 1,64%.
Quanto aos pagamentos, 73% dos consumidores afirmaram que deverão realizar as compras para o Dia das Crianças utilizando a modalidade à vista, sendo que desse total, 53,7% pretende utilizar dinheiro em espécie e 19,3% tem a intenção de usufruir do cartão de débito. Em segundo lugar, aparece o uso do cartão de crédito com 22,7% de preferência, o que representa uma redução de -36,77% em relação a 2016.
Dias e Motivações
Em relação ao dia em que os consumidores pretendem ir às compras, 34,3% disse não ter dia certo para fazer as compras e 21,7% revelaram o sábado como o dia preferencial. Foram citados com menor relevância a quarta-feira com 18,4%, a sexta-feira com 9,2%, a terça-feira com 5,0%, segunda-feira com 4,5%, quinta-feira com 4,3% e o domingo com 2,6% como dia preferencial para compras.
O estudo também apontou quais os motivos que levam aos consumidores a entrarem nas lojas e efetuarem as compras. Para 46,3% dos entrevistados, os preços são o fator primordial no momento das compras, já 44,7% apontam para as promoções como o fator de maior influência nessa hora. Outros motivos que também formaram a lista de motivações dos consumidores foram a qualidade dos produtos com 17,3%, variedades com 12,3% e vitrine com 11,9%.
Metodologia
A Pesquisa de intenção de consumo para o Dia das Crianças 2017 em São Luís, realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio-MA), entrevistou 700 consumidores na capital maranhense, entre homens e mulheres com idade acima dos 18 anos, nos principais pontos de movimentação da cidade. A margem de erro da amostra é de 3,7% e a margem de segurança é de 95%.