Dados da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), divulgados na última terça-feira (14) pelo IBGE, mostram que as vendas do comércio varejista cresceram 0,5% em setembro, na comparação com o mês anterior. Já na comparação com setembro de 2016, a alta foi de 6,4% e de 1,3% no acumulado deste ano.
Para a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), os dados confirmam as boas expectativas sobre o comportamento das vendas do comércio varejista para este fim de ano. Segundo a entidade, que mantém a revisão de +4,3% para +4,8% referente à expectativa para o crescimento real das vendas para o Natal de 2017, o resultado de setembro justifica-se, entre outros fatores, pelo processo de desinflação dos produtos alimentícios e pela maior confiança dos consumidores em realizar gastos.
Dados da Confederação mostram que o comércio está mais otimista com a perspectiva de melhor desempenho das vendas no fim deste ano do que nos dois anos anteriores: o Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec), apurado pela entidade, atingiu 107,2 pontos no mês de outubro, acima da zona de indiferença (100 pontos). Após três meses de queda, o indicador teve alta de 0,3%, com ajuste sazonal, ante setembro e aumento de 10,3% na comparação com outubro do ano passado.
“As condições econômicas – juros, preços, renda e expectativas – conspiram favoravelmente para que a economia brasileira registre taxa do produto interno positivo em 2017 e o comércio varejista apresente inflexão, após dois anos de fortes quedas consecutivas”, afirma Antonio Everton Junior, economista da CNC.
Fonte: CNC