Com o objetivo de apresentar os principais dados econômicos voltados para o comércio maranhense e perspectivas de desenvolvimento da atividade comercial no estado, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio-MA) participou do Painel “O Ambiente Empresarial Local”, que reuniu representantes de diversas entidades empresariais do estado durante o evento Seminário Estratégico Mais Desenvolvimento, promovido pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Energia nos dias 19 e 20 de março, no Golden Shopping, em São Luís.
Durante o painel, o superintendente da Fecomércio-MA, Max de Medeiros, apresentou o ambiente em que o empresário do comércio maranhense está inserido, a partir das pesquisas mensais locais realizadas em parceria com a Confederação Nacional do Comércio (CNC), que abordam a intenção de consumo das famílias, o nível de endividamento e inadimplência dos consumidores e o índice de confiança do empresário do comércio. Além disso, questões futuras sobre o cenário eleitoral, a depreciação cambial decorrente de incertezas políticas e a situação fiscal, também foram debatidas durante a apresentação.
“Esse espaço é fundamental para que as entidades empresariais possam discutir, trocar ideias e expor o trabalho realizado pelas instituições, considerando que esse evento busca destacar as potencialidades do nosso estado e valorizar o produto maranhense. Dessa forma, a participação da Federação do Comércio do Maranhão nesse Painel foi para levantar questões que envolvem o cenário econômico atual após o fim da mais longa recessão das últimas décadas, destacando as pesquisas que realizamos para orientar os empresários do comércio”, explicou o superintendente.
Participaram ainda do painel, representantes da Federação das Indústrias (Fiema), Associação Comercial (ACM), Sebrae, Federação da Agricultura e Pecuária (Faema) e da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL). Além de painéis, a programação do evento “Seminários Estratégicos Mais Desenvolvimento” contou com palestras e estandes com exposições de produtos e serviços das empresas e entidades do estado.
Mais Desenvolvimento
O evento aconteceu no Golden Shopping, em São Luís, com o objetivo de elevar o potencial comprador do mercado maranhense, a capacidade empreendedora local e o potencial estratégico do adensamento das cadeias produtivas para o desenvolvimento socioeconômico do Maranhão.
Na ocasião, o Governador do Maranhão, Flávio Dino, realizou a abertura oficial do evento fazendo um breve levantamento sobre os avanços econômicos alcançados pelo Maranhão nos últimos anos.
“Nós tivemos um 2017 muito positivo; pela primeira vez na história, o Maranhão foi o Estado que teve o maior desenvolvimento econômico do Brasil. Isso se constitui exatamente na continuidade dessa política. Nós temos que continuar trabalhando para sustentar esse ciclo, nós estamos muito confiantes que nesses dias [de seminário] nós estamos assistindo a um salto adiante da economia do Maranhão, a continuação dessa estratégia de desenvolvimento. Nós acreditamos na força do empreendedorismo, dos empresários do Maranhão. Nosso foco permanente é este”, afirmou Flávio Dino.
Durante a programação, foram realizadas palestras que abordaram “Os Desafios e Estratégia para a Elevação da Competitividade das Empresas Maranhenses”, “O Associativismo Empresarial como Estratégia de Fortalecimento para as Empresas”, “O Fortalecimento da Economia Maranhense”, “Empreendedores do Desenvolvimento”, “O Potencial Comprador do Mercado Maranhense” e o “Adensamento Planejado das Cadeias Produtivas como estratégia de fomento para o Desenvolvimento Socioeconômico do Maranhão”.
De modo geral, no seminário foram formuladas iniciativas para estimular as cadeias produtivas, contando ainda com a feira de negócios com mais de 90 expositores de empresas locais, possibilitando novos canais de comercialização aos empresários, além de acesso a informações qualificadas.
Além disso, os empresários maranhenses tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a China Brazil New Energy Environment International Investment, mais conhecida como CBSteel, que se instalará ainda este ano no Maranhão, o que pode gerar 10 mil postos de trabalho na obra e 2.500 na fase operacional, criando uma nova cidade inteligente na região do município de Bacabeira-MA.
Fonte: Ascom