Sindicatos do comércio participam de Congresso Nacional
Com o objetivo de participar do intercâmbio de ideias que visam a inovação e a sustentabilidade sindical, uma comitiva de presidentes de sindicatos filiados à Federação do Comércio do Maranhão representaram o estado no Congresso Nacional de Sindicatos Empresariais do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (35º CNSE). Com o tema “O novo sindicalismo empresarial e a atuação dos seus braços sociais”, o evento aconteceu de 15 a 17 de maio, no Centro de Eventos do Ceará, na cidade de Fortaleza.
Buscando destacar as mudanças que estão acontecendo ou ainda precisam acontecer nas entidades que representam o comércio brasileiro, especialmente fatores como a necessidade da sustentabilidade sindical e as novas regras para as negociações coletivas de trabalho, o Congresso Nacional de Sindicatos Empresariais é realizado anualmente e conta com palestras, workshops, debates e seminários.
Além disso, este ano o evento discutiu a atuação do Sesc e do Senac, e sua integração com o sindicalismo, assim como a importância e a necessidade de promover conhecimento sobre o Sistema Comércio, de forma a analisar a longevidade das empresas e o papel das entidades sindicais em meio a mercados cada mais dinâmicos.
Nessa edição, a Federação do Comércio do Maranhão apoiou e financiou mais uma vez a participação dos presidentes de sindicatos filiados à Fecomércio. Participaram do evento, os vice-presidentes da Fecomércio-MA, Antônio Freitas (Sindicato do Comércio Atacadista de Gêneros Alimentícios) e Maurício Feijó (Sindicato do Comércio Varejista de Material Elétrico), além dos presidentes de sindicatos: Antônio Josiel (Sindoptica), William Câmara (Seac), Ivanilde Sampaio (Sindifeirantes), Eraldo Moura (Sindicoma), Reginaldo Pacheco (Sircosum) e João Borges Lira (Sincopeças).
O 35° Congresso Nacional de Sindicatos Empresariais do Comércio de Bens, Serviços e Turismo foi promovido pela Feocmércio-CE em parceria com o Sindilojas Fortaleza.
Programação
Durante a programação de palestras, que iniciou na quinta-feira (16), foi realizada a assinatura do Convênio para facilitar linhas de crédito aos empresários do comércio de bens, serviços e turismo do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo, celebrado entre o Banco do Nordeste do Brasil (BNB) e Confederação Nacional do Comércio – CNC. A ocasião contou com a presença do presidente da CNC, José Roberto Tadros e do presidente do BNB, Romildo Rolim.
O primeiro dia contou, ainda, com as palestras “Gestão do amanhã”, ministrada pelo cofundador do meuSucesso.com e mentor do Instituto Endeavor, Sandro Magaldi; “A nova realidade sindical à luz da reforma trabalhista”, apresentada pelo professor da USP e Consultor da CNC, José Pastore; e “Pirataria e os danos causados ao Comércio”, ministrada pelo Diretor Executivo da Fecomércio-RJ, João Gomes. Completaram a programação, os painéis “Negociação Coletiva de Trabalho (acordado x legislado)”, “Inovação e Sustentabilidade Sindical” e “Varejo do Futuro”.
Já na sexta-feira (17), as palestras “Braços Sociais do Comércio e Integração do Sindicalismo”, “Tecnologia e Inteligência Artificial” e “Conceitos Disney de Excelência aplicados a Gestão Sindical”, encerraram a edição do Congresso Nacional de Sindicatos Empresariais do Comércio de Bens, Serviços e Turismo.