Notícias

Fecomércio e BNB apresentam acordo para MPE

Assessoria de Comunicação

Assessoria de Comunicação

14/06/2019 16h06 - Atualizado
Compartilhe

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio-MA) e o Banco do Nordeste promoveram no dia 13 de junho, um encontro para apresentação do Termo de Convênio firmado entre a instituição financeira e as entidades sindicais ligadas à Confederação Nacional do Comércio (CNC), que visa facilitar as condições de acesso ao crédito por micro e pequenas empresas maranhenses.

O evento, que contou com a participação de diretores e presidentes de sindicatos filiados à Fecomércio-MA, teve como objetivo apresentar o programa de cooperação técnica que vai oferecer facilidades no acesso a produtos de crédito, investimento e capital de giro para as empresas vinculadas aos sindicatos e federações do Sistema de Representação Sindical do Comércio de Bens, Serviços e Turismo.

Na abertura da reunião, o presidente da Federação do Comércio do Maranhão, José Arteiro da Silva, destacou o momento de reforçar a parceria já existente com o Banco do Nordeste, mas, principalmente, iniciar uma caminhada que visa apoiar a retomada do crescimento do empreendedorismo das micro e pequenas empresas do estado.

“A crise econômica dos últimos anos atingiu em cheio o comércio maranhense e especialmente os pequenos negócios. Por isso, com esta aproximação cada vez maior do Banco do Nordeste com as entidades que representam o comércio, poderemos derrubar algumas barreiras que têm dificultado o acesso dos micro e pequenos empresários às linhas de crédito disponíveis”, explicou o presidente da Fecomércio-MA.

A programação contou ainda, com a apresentação do superintendente da Fecomércio-MA, Max de Medeiros, que explicou sobre o Sistema Sindical e as obrigações previstas no acordo, destacando que a parceria vai gerar maior representatividade para os sindicatos junto aos associados.

site BNBDando continuidade ao encontro, o superintendente de Negócios com Varejo do Banco do Nordeste, Luiz Sérgio Farias Machado, explicou sobre as diversas linhas de crédito do Banco do Nordeste e as condições de acesso.

“Com essa parceria, o Banco do Nordeste vai reforçar sua missão de fortalecer as empresas em sua área de atuação, contribuindo com o aumento da competitividade, capacitação empresarial e qualidade na aplicação de recursos financiados. Sem dúvidas, os resultados serão de promoção do desenvolvimento econômico”, destacou Luiz Sérgio Farias.

Ao final da reunião, o presidente da Fecomércio-MA agradeceu aos participantes, explicando que a partir de agora, as Federações do Comércio de toda a área de atuação do Banco e os sindicatos filiados a essas Federações serão como vetores de informações sobre as vantagens oferecidas pelo Banco do Nordeste, aproximando, principalmente, o pequeno empreendedor às oportunidades de crédito e de crescimento sustentável.

Benefícios

A meta do convênio é fortalecer a competitividade das micro, pequenas e médias empresas a partir da implementação de mecanismos que facilitem o acesso ao crédito pelas empresas do comércio nos lugares em que o Banco atua. Com esse acordo, as empresas serão beneficiadas com maior assistência para contratação de financiamentos, acesso a produtos e serviços do Banco do Nordeste, além de oportunidades de capacitação, realização de pesquisas que auxiliem na tomada de decisões dessas empresas e acompanhamento técnico para potencializar os resultados da aplicação dos recursos.

As ações junto às empresas beneficiadas com o acordo serão executadas sob supervisão de uma comissão estadual, composta por representantes de ambas as instituições, que cumprirão um plano de trabalho e procederão com acompanhamentos mensais de resultados. A previsão é de que, pelo menos 5 mil empresas representadas pelos 17 sindicatos empresariais filiados à Fecomércio-MA sejam diretamente beneficiadas com a parceria.

O acordo apresentado no Maranhão é resultado de uma parceria nacional, firmada entre o Banco do Nordeste e a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) durante o 35° Congresso Nacional de Sindicatos Empresariais, realizado no mês de maio, em Fortaleza-CE.

Reuniao BNB site