O Sistema Fecomércio/Sesc/Senac no Maranhão iniciou a implantação de forma integrada do Ecos – Programa de Sustentabilidade, que tem como objetivo planejar, propor e executar ações que induzam à prática intersetorial e colaborativa da sustentabilidade nas atividades desenvolvidas no Sistema. Para dar continuidade à implantação, foi realizada nos dias 18 e 19 de junho, a capacitação do grupo gestor das três instituições, que consiste na segunda etapa do processo.
Na ocasião, o superintendente da Fecomércio-MA, Max de Medeiros, a diretora regional do Sesc/MA, Rutineia Amaral e o diretor regional do Senac/MA, José Ahirton Lopes, deram as boas-vindas às multiplicadoras do Programa Ecos, Fernanda Ramos, da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, Karina Amendola do Departamento Nacional do Sesc e Cecília Barreto, do Senac/PE.
No primeiro dia da capacitação, foi realizada a introdução conceitual sobre sustentabilidade, inserindo a instituição no contexto socioambiental contemporâneo, com o objetivo de sensibilizar, informar e capacitar os integrantes do grupo gestor. Foram apresentados ainda, os conceitos e políticas da sustentabilidade corporativa, além da realização de dinâmicas e reflexões sobre um novo jeito de ver e agir para a sustentabilidade.
O segundo dia foi dedicado à gestão do Programa Ecos, com apresentação dos procedimentos inerentes ao seu funcionamento, assim como os objetivos, fases, rotinas e a proposta de sistematização do trabalho a ser desenvolvido pelo grupo gestor.
Após a capacitação, o grupo gestor tem 30 dias para realizar e enviar o diagnóstico das instituições, que consiste no mapeamento dos aspectos e impactos ambientais da sede administrativa do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac no Maranhão, o levantamento dos indicadores de consumo de água, energia, papel toalha, papel e copos descartáveis, entre outros fatores. Em seguida, é elaborada uma proposta de Plano de Ação prevendo as providências a serem tomadas.
Após esse planejamento, será realizado o lançamento do Programa Ecos no Sistema Fecomércio-MA, seguido da execução e monitoramento das ações e rotinas do programa na sede administrativa.
Programa
O Ecos foi criado em 2010 no Sesc Nacional e, em seguida, chegou também ao Senac Nacional e à Confederação Nacional do Comércio (CNC). O programa visa mitigar os impactos socioambientais, otimizar o uso dos recursos das instituições e conscientizar os funcionários.
As três perspectivas estratégicas do Programa Ecos, que estabelecem o direcionamento das iniciativas a serem executadas nas dimensões ambiental, social e econômica, consistem na mitigação de impactos socioambientais, sensibilização dos empregados e otimização dos recursos.
No total, o Ecos possui nove objetivos que orientam as ações e os caminhos do Programa, sendo eles o incentivo a implantação de procedimentos para a gestão ambiental e o uso de técnicas ecoeficientes, além de priorizar a compra de produtos e serviços ecologicamente corretos, estimular ações que promovam a paz social e a solidariedade, promover a sensibilização dos empregados para atuarem em prol da sustentabilidade e fortalecer a integração entre CNC-Fecomércio-Sesc-Senac.