Para dar continuidade à implantação de forma integrada do Ecos – Programa de Sustentabilidade, o Sistema Fecomércio/Sesc/Senac no Maranhão recebeu nos dias 14 e 15 de agosto, a quarta fase do processo. Após o diagnóstico realizado na terceira fase, chegou a hora de realizar o planejamento de ações, com visita às instalações da sede administrativa e elaboração do plano de trabalho para o ano de 2020.
Na manhã do primeiro dia, as multiplicadoras do Programa Ecos, Fernanda Ramos, da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), Karina Guimarães, do Departamento Nacional do Sesc e Cecília Barreto, do Senac/PE, visitaram as instalações da sede administrativa do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, acompanhadas dos coordenadores do grupo gestor do programa nas instituições.
Na ocasião, também foi realizada a análise do relatório diagnóstico das três instituições, com objetivo de identificar oportunidades de projetos para mitigar o impacto socioambiental das atividades de escritório, além de otimizar o uso de recursos das instituições e ainda sensibilizar os empregados em prol da sustentabilidade corporativa.”Finalizamos mais uma etapa de implantação do programa, que consiste no planejamento das ações para o ano de 2020. Agora, analisaremos esse plano de trabalho proposto para posteriormente realizar o lançamento oficial do Programa Ecos na nossa sede administrativa”, explicou o presidente da Fecomércio-MA, José Arteiro da Silva.
Programa
O Sistema Fecomércio/Sesc/Senac iniciou a implantação do Ecos – Programa de Sustentabilidade no mês de abril deste ano, por meio da parceria com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e os Departamentos Nacionais do Sesc e do Senac.
As fases de implantação do programa foram de estruturação e capacitação do grupo gestor; elaboração de diagnóstico, com o levantamento de indicadores e mapeamento de aspectos e impactos ambientais; e realização de planejamento. Após essas etapas, será realizado o lançamento do programa, com apresentação do plano de trabalho para o ano de 2020 ao público interno da sede administrativa.
O Ecos já está presente em 13 regionais do Sesc e do Senac em todo o país e o Maranhão é o 8º estado a receber o Programa de forma integrada.