Fecomércio-MA realiza Workshop sobre linhas de crédito
Empresário e contadores
participaram nesta terça-feira (17), do Workshop Empresarial e Contábil sobre
documentação e procedimentos para obtenção de crédito junto ao Banco do
Nordeste, realizado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do
Estado do Maranhão (Fecomércio-MA). O objetivo foi esclarecer aos
empreendedores sobre as várias formas de aquisição de crédito junto à
instituição financeira.
Na ocasião, o
vice-presidente da Fecomércio-MA, Antonio de Sousa Freitas, deu as boas-vindas
aos participantes destacando a importância do evento. “Oportunizamos esse
espaço para compartilharmos conhecimentos que facilitem o acesso ao crédito
para os micro e pequenos empresários do comércio, que muitas vezes esbarram na
dificuldade de reunir a documentação exigida pelo Banco ou mesmo desconhecem os
produtos financeiros disponíveis”, explicou o vice-presidente.
A programação do
Workshop contou com as apresentações dos gerentes do Banco do Nordeste,
Allanison Souza, Diego Freitas e Déborah Chaves, que explicaram sobre as linhas
de crédito, documentação e licenças exigidas pelo BNB para concessão de
crédito, respectivamente.
O evento faz parte do
Acordo de Cooperação Técnica firmado entre a Confederação Nacional do Comércio
(CNC), Fecomércio-MA e o Banco do Nordeste em maio de 2018, com o objetivo de
facilitar o acesso dos empresários do comércio de bens, serviços e turismo às
linhas de crédito do Banco do Nordeste (BNB).
Destaques
Durante a apresentação
das linhas de crédito, foram destacados os programas FNE Sol, que financia
equipamentos de geração de energia fotovoltaica; FNE Giro, que tem a finalidade
de adquirir matéria-prima, insumos e estoque; Financiamento FNE MPE, para
implantação, expansão, modernização, relocalização das empresas, aquisição de
máquinas e equipamentos; FNE Inovação, que financia licenças e patentes,
biotecnologia, nanotecnologia, técnicas de gestão, capacitação; FNE Franquias,
financiamento de até 100% do investimento em implantação, expansão,
modernização, aquisição de equipamento, capital de giro e taxa da franquia
associada.
Sobre a documentação, foram apresentadas as opções de cadastro presencial ou digital, os documentos necessários para pessoas física ou jurídica, documentos específicos de acordo com a classificação dos porte e tributação. Além disso, foram explicadas as formas de apresentação dos pedidos de financiamento, os tipos de documentações de ordem geral, do imóvel, conforme a atividade do cliente, licença ambiental, entre outros fatores.