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Expectativas do comércio para 2020

Assessoria de Comunicação

Assessoria de Comunicação

02/01/2020 15h01 - Atualizado
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Um
levantamento realizado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo
do Estado do Maranhão (Fecomércio-MA) mostrou que o otimismo empresarial do
setor comercial de São Luís encerrou o ano de 2019 no maior patamar desde
dezembro de 2013. O índice de confiança do empresário do comércio (Icec)
alcançou, em dezembro de 2019, a marca de 131,1 pontos, numa escala que vai de
0 a 200 pontos e mede o nível de otimismo do setor produtivo. Esse foi o melhor
resultado dos últimos seis anos para os empreendedores do comércio de São Luís.

Na comparação
com dezembro de 2018, o otimismo empresarial cresceu 12,4% ao final de 2019. Os
componentes do indicador de confiança que mais contribuíram para a aceleração
do otimismo na comparação anual foram as avaliações das condições atuais da
economia (+41,6%), do momento do comércio (+24,5%) e a perspectiva de
investimento nas empresas (+20,9%).

Essa confiança
das empresas foi sentida, principalmente, no mercado de trabalho. Nos meses de
setembro a novembro, o comércio de São Luís gerou um saldo de 1.311 novos
postos de trabalho com carteira assinada para atender ao aumento da demanda de
fim de ano, superando inclusive as expectativas projetadas pela Fecomércio-MA
que eram de 1.100 novos postos a serem criados.

“A economia
vai se recuperando e a confiança vai voltando ao mercado, com isso os
empresários estão investindo cada vez mais e gerando empregos, o que resulta na
recuperação da renda e no fechamento de um ciclo de reaquecimento do nosso
comércio. Assim, o ano de 2020 vai chegando com excelentes projeções para o
nosso setor produtivo”, avalia o presidente da Fecomércio-MA, José Arteiro da
Silva.

Natal

A pesquisa de
intenção de consumo para o Natal, realizada anualmente pela Fecomércio-MA, já
apontava para um crescimento de 6,5% nas intenções de gastos em 2019 na
comparação com o ano anterior. No entanto, os resultados prévios de crescimento
do volume de vendas apurados no período natalino já indicam que alguns
segmentos comerciais experimentaram um crescimento superior ao esperado.

Nacionalmente,
a Confederação Nacional do Comércio (CNC) revisou de +4,8% para +5,2% a expectativa
de crescimento do volume de vendas no Natal de 2019. Se confirmada a projeção,
o setor vai registrar o maior avanço real das vendas natalinas desde 2012
(+5,0%), aproximando-se do nível de vendas registrado antes da recessão. Segundo
a instituição, o Natal é a principal data comemorativa do varejo brasileiro e deve
ter movimentado R$ 36,3 bilhões em 2019. O nível recorde de vendas ocorreu em
2014, quando o setor registrou movimentação financeira de R$ 36,5 bilhões.

Entre os
segmentos do varejo, os principais destaques em relação à movimentação
financeira total em 2019, pela ordem, deverão ser: hiper e supermercados (R$
13,1 bilhões); lojas de vestuário (R$ 9 bilhões); e estabelecimentos de artigos
de uso pessoal e doméstico (R$ 5,8 bilhões). Juntos, esses três ramos do varejo
são responsáveis por faturar R$ 77 de cada R$ 100 gastos no Natal.