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Incertezas não afastam retomada econômica e Intenção de Consumo avança em setembro

Assessoria de Comunicação

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04/10/2021 18h10 - Atualizado
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Este é o quarto mês consecutivo de crescimento do índice que, em setembro, chega aos 66,5 pontos, maior nível em 2021.

A Pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) realizada pela Federação do Comércio de Bens Serviços e Turismo do Maranhão (Fecomércio-MA) e Confederação Nacional do Comércio (CNC) apresentou alta de 4,23% em setembro. O avanço de 2,7 pontos do indicador na passagem mensal mostra gradativa melhora na perspectiva no consumo doméstico das famílias de São Luís. Este é o quarto mês consecutivo de crescimento do índice que, em setembro, chega aos 66,5 pontos, maior nível em 2021.

Mesmo com a retomada gradual da economia, a intenção do consumo permanece pessimista (abaixo dos 100 pontos), indicando que as famílias ludovicenses ainda não vislumbram forte otimismo no cenário local. Aquelas com renda mensal de até 10 salários-mínimos sentem de maneira significativa a alta dos preços, acirrando o custo de vida doméstico, fator que impede uma projeção positiva mais acelerada.

No entanto, ressalta-se que, com a proximidade das datas sazonais de fim de ano, o índice de compras para o comércio tem tendência de melhora, incentivado, especialmente, pelo Dia das Crianças e Natal.

“É necessário ter cautela e enxergar este crescimento como uma retomada gradativa ao momento pré-pandêmico, pelo qual havia menor pressão inflacionária, taxa de juros mais baixas e câmbio em menores patamares do que o atual”, ressalta o presidente da Fecomércio-MA, José Arteiro.

Aos poucos, a expectativa de compra das famílias tem crescido. Na avaliação da série histórica de 2021, setembro apresenta o melhor resultado do ano. Em janeiro, a pesquisa marcava 54,3 pontos, ou seja, houve um salto de 22,4% até aqui. Os efeitos negativos da pandemia na vida do consumidor são ainda mais expressivos quando feita a comparação de setembro deste ano com o mesmo período do ano passado. De lá para cá, o crescimento relativo foi de 33,8%.

Acesso ao crédito

O subindicador de ‘compras a prazo’ seguiu a tendência do índice geral da intenção de consumo na percepção do consumidor, tendo variação positiva de 3,88% na comparação com agosto. É preciso salientar que a escalada dos juros para conter a pressão no nível de preços, em especial os dos alimentos, contribui para que este crescimento seja em proporções menores, com expectativa de variação de 2,5% ao mês. A elevação dos juros para conter a inflação, que encerrou o mês de setembro com 6,25%, tende a deixar os juros bancários também mais altos, o que dificulta o acesso ao crédito para as famílias maranhenses que desejarem comprar a prazo.

Perspectiva profissional

O indicador de ‘Perspectiva Profissional’, que mostra a avaliação que consumidor faz acerca das melhorias trabalhistas para os próximos seis meses, segue otimista (acima dos 100 pontos) pelo segundo mês consecutivo neste ano. Em setembro, o índice geral foi de 111,6 pontos, um crescimento de 6,3 pontos em relação ao mês anterior, que equivale a uma aceleração de 5,98%, incentivado, principalmente, pela melhora na expectativa das famílias com renda de até dez (10) salários-mínimos. Esta perspectiva serve como balizador das expectativas gerais do mercado de trabalho e renda familiar, pois a melhora no nível de emprego, que automaticamente decorre em aumento no nível de renda, é revertida, sobretudo, em consumo.

Entenda a ICF

Trata-se de um mapeamento do potencial de venda do comércio, a partir da avaliação dos consumidores de São Luís. A pesquisa mostra aspectos da situação de vida deste público-alvo, entre os quais, capacidade de consumo, segurança no emprego e condições de crédito. A confiança é medida em uma escala de 0 a 200 pontos, sendo 100 pontos a zona de indiferença, abaixo desse indicador é considerado pessimismo e acima é a zona de otimismo.

Fonte: Ascom