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Perfumes, Roupas e Sapatos são a preferência para presentear no Dia das Mães

Assessoria de Comunicação

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29/04/2022 09h04 - Atualizado
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Os artigos de Perfumaria e Cosméticos lideram o ranking da lista com 30% da intenção de presente para a data.

Com mais consumidores dispostos a presentear no Dia das Mães 2022, a Pesquisa de Intenção de Compras para a data, realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Maranhão (Fecomércio-MA), revela que as mamães ludovicenses devem comemorar o seu dia com direito a mimo. Na cesta de produtos queridinhos, as preferências do consumidor local não destoaram daquelas apresentadas no último levantamento, em 2019, e as escolhas prioritárias continuam pautadas em um tripé de itens pessoais.

Os artigos de Perfumaria e Cosméticos lideram o ranking da lista com 30% da intenção de presente para a data. Itens de Vestuário e Acessórios foram a segunda principal escolha de compra, apontada por 24,9% dos entrevistados. Os Sapatos, Cintos ou Bolsas posicionam-se no terceiro lugar da lista, atendendo a fatia de 14% dentre as opções apontadas.

No rol de preferências para o regalo do Dia das Mães, outros artigos que aparecem na lista, mas, com menor expressividade, são os Chocolates com 9,2%; Joias e Bijuterias atendendo 8,6%; e Eletroportáteis com 7,7% das intenções de compras.

Um dado importante que a pesquisa revela é o fato de a preferência por estes itens estar diminuindo a cada levantamento, apontando uma possível mudança no hábito de compras do consumidor. Os artigos de Perfumaria e Cosméticos, que já alcançaram 41,1% em 2018, caíram 11,1 pontos percentuais no comparativo com 2022. Produtos como Joias e Bijuterias, aparecem com perda de 8,2 pontos percentuais de 2018 para cá. O encarecimento do preço dos produtos e a redução do nível de renda disponível para consumo pode ter colaborado para este novo cenário.

Cesta de compras mais enxuta

Em 2022, com a elevação dos preços decorrente da inflação, o consumidor pagará mais caro por presente, deixando a sacola de compras mais enxuta. Neste ano, a maior fatia de consumidores (58,7%) pretende comprar apenas um item, um crescimento de 6,3 pontos percentuais em relação ao levantamento de 2019, que abarcava 52,4% dos entrevistados interessados em presentear.

O quantitativo daqueles que devem adquirir dois itens também cresceu este ano, mas em um percentual menor (4 pontos percentuais), sendo 32% dos interessados em agradar suas mães. Em 2019, esse patamar era de 28%. Já a parcela que tem a intenção de comprar três presentes atende a 7,6%, apresentando uma queda de -5,4 pontos percentuais em relação a 2019 (13%).

“Neste ano os entrevistados não têm declarado aumentar a cesta de compras, que ficará estacionada em uma média de dois mimos. O encarecimento do preço dos presentes tem feito com que os consumidores prefiram comprar menos, com o objetivo de manter o valor total da compra feita em 2019”, enfatiza o presidente de Fecomércio-MA, José Arteiro.

Formas de pagamento

Dos entrevistados que declararam comprar presentes, 62,2% pretendem utilizar o cartão de crédito como forma de pagamento das compras no Dia das Mães. Em comparação com os levantamentos anteriores (2018 e 2019), este tem sido o maior percentual desde então, em um cenário no qual o endividamento da população ludovicense tem declinado ao longo dos últimos meses, conforme mostra a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), realizada mensalmente pela Fecomércio-MA.

Outros 21% pretendem pagar suas compras à vista com dinheiro, assim como 19,2% à vista com cartão de débito. A presença de uma margem para endividamento por cartão de crédito, somado com um baixo nível de renda, o Dia das Mães de 2022 sinaliza um forte impulso pelas compras a prazo, o que pode representar um financiamento do consumo local.

Nota

A Pesquisa de Intenção de Compras para o Dia das Mães foi realizada nos dias 4 e 5 de abril de 2022, no município de São Luís. Para o levantamento, 700 pessoas foram entrevistadas em diversos pontos da cidade, com o objetivo de abranger ao máximo do perfil de consumidores. O público-alvo são consumidores com idade igual ou superior a 18 anos, que possam reproduzir o perfil de consumo local. O nível de confiança do levantamento é de 95% e erro amostral de 3,7%, para mais ou menos.

Fonte: Ascom