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Dia dos Pais: Roupas são a preferência, mas relógios crescem entre as opções de presente

Assessoria de Comunicação

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01/08/2022 16h08 - Atualizado
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Itens de vestuário e acessórios aparecem como a principal escolha para presentear, apontada por 46,1% do público entrevistado.

A Pesquisa de Intenção de Compras para o Dia dos Pais em São Luís mostra que em 2022 a data deve ser comemorada com direito a presentes tradicionalmente conhecidos por agradar aos diversos gostos. Na lista de preferências dos consumidores, os itens de vestuário e acessórios aparecem como a principal escolha para presentear, apontada por 46,1% do público entrevistado.

Esta opção tem sido a preferência número 1 para presentear os pais ludovicenses desde 2011, quando a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Maranhão (Fecomércio-MA) realizou a primeira pesquisa para a data comemorativa. Em comparação ao último levantamento apurado em 2018, as roupas e acessórios lideram as intenções de compras com uma alta de +60,6%, uma vez que naquele ano, esta era a primeira opção para 28,7% dos consumidores.

Outros dois itens de uso pessoal fecham o tripé de artigos queridinhos para agradar no Dia dos Pais. Os calçados aparecem na segunda colocação com 14,5% das intenções de compra, o que representa uma redução de -41,1% em relação a 2018. Os itens de perfumaria e cosméticos fecham a lista dos três principais produtos, com a fatia de 11,1% da preferência. Este percentual mostra uma queda de -52,9% no comparativo com a pesquisa anterior, incentivada pela maior concentração de consumidores que, neste momento, devem comprar peças de vestuário mais fortemente.

“A decisão pela compra concentrada nos artigos de vestuário reflete a avaliação dos consumidores sobre a sua capacidade de renda atual, deslocando a prioridade da escolha para itens essenciais no dia a dia, como as roupas e calçados” avalia o presidente da Fecomércio-MA, Maurício Feijó.

Relógios digitais

Na lista de intenções de compras para o Dia dos Pais este ano, os relógios aparecem mais bem-posicionados no ranking de presentes, agradando ao gosto de 9,6% dos consumidores. No 4º lugar entre as escolhas, de 2018 para cá, a alta na preferência para o segmento foi de +159,5%. A atenção do público para estes produtos tem ocorrido com maior frequência nas últimas pesquisas em datas comemorativas realizadas pela Fecomércio, a exemplo do Dia das Mães e Dia dos Namorados.

Este destaque é decorrente das melhorias tecnológicas significativas pelas quais os relógios têm passado nos últimos anos. Os smartwatches (relógios inteligentes), chamam cada vez mais a atenção dos consumidores pelos benefícios ofertados, já que estes produtos agregam valor pela interatividade, personalização e uso de aplicativos conforme as necessidades dos usuários.

“A tendência é que este produto ganhe cada vez mais espaço no gosto do consumidor e esteja mais disponível em lojas físicas e online, dada a atual procura. Entretanto, é necessário observar que este é um produto importado e pode sofrer os impactos da alta do câmbio, encarecendo a sua compra em um cenário como este”, ressalta Feijó.

Formas de pagamento

O cartão de crédito foi apontado por 85,8% dos consumidores para a compra do presente dos pais. Isso mostra que, apesar do cenário de desestímulo ao uso do crédito, o apelo emocional da data leva os consumidores ludovicenses a recorrerem ao endividamento para não deixar de presentear neste dia.

O estrangulamento da renda das famílias neste momento de alta da inflação contribuiu para que os consumidores, em sua grande maioria, tivessem que optar por esta forma de pagamento, diferente do que ocorreu em 2018. Na última pesquisa, o cartão de crédito era a 3ª opção e atendia a fatia de 25,5%, ou seja, uma alta de +29,7% em 2022.

O PIX, por sua vez, ganhou destaque dentre as formas de pagamento, sendo a segunda principal escolha, apontada por 21,1% dos entrevistados. Esta modalidade tem aumentado rapidamente desde sua criação, superando o uso de pagamentos à vista com dinheiro (19,9%) e à vista com cartão de débito (2,8%). Por ser uma transação mais segura e ágil, os consumidores têm preferido esta opção, assim como alguns lojistas que veem seu custo com recebíveis reduzirem com a utilização do PIX.

Perfil do consumidor

Entre os interessados em presentear no Dia dos Pais, o gênero feminino leva vantagem em relação ao masculino. Dentre as mulheres entrevistadas, 80,3% afirmam que devem comprar pelo menos um presente. Já no recorte entre os homens, 72,2% pretendem ir às compras nesta data comemorativa.

O público com idade a partir de 36 anos é o responsável pela maior fatia entre aqueles que irão agradar no Dia dos Pais atendendo por 85,6% dos entrevistados com esta idade ou mais. Dentre os consumidores com faixa etária entre 21 e 35 anos, 79,1% têm a intenção de comprar pelo menos um item.

No recorte por faixa de renda, aqueles com rendimento familiar entre 3 e 6 salários-mínimos são os que mais devem presentear, com 81,1% deste público afirmando ir às compras.

Nota

A Pesquisa de Intenção de Compras do Dia dos Pais foi realizada entre 4 e 6 de julho de 2022, no município de São Luís, com 700 questionários aplicados em diversos pontos de fluxo de pessoas. Os entrevistados têm idade acima de 18 anos, de modo que o tamanho da amostra foi espelhado com base na população adulta de São Luís estimada pelo último Censo Demográfico, que é de cerca de 70,6%. O intervalo de confiança da pesquisa é de 95%, com desvio-padrão de 3,7% para mais ou menos.

Fonte: Ascom