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Dia das Crianças alavanca comércio de São Luís no último trimestre

Assessoria de Comunicação

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27/09/2022 11h09 - Atualizado
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Em 2022, o percentual daqueles com a intenção de agradar a criançada é de 65,7%.

A Intenção de Consumo para o Dia das Crianças 2022, apurada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Maranhão (Fecomércio-MA), projeta um cenário positivo para as vendas no varejo em São Luís. Com 2 em cada 3 consumidores pretendendo presentear, a data comemorativa mais divertida do ano deve dar o pontapé no estímulo da economia local, já preparando o comércio local para o período sazonal de fim de ano.

Em 2022, o percentual daqueles com a intenção de agradar a criançada é de 65,7%. Mesmo com a alta no preço dos presentes, o apelo afetivo da data, a reaproximação social neste período pós-pandemia e até mesmo fatores econômicos como, por exemplo, o consumo represado nos últimos meses, são justificativas para agradar os pequenos no mês de outubro.

“O conjunto destes fatores contribuiu para que a busca pelo presente do Dia das Crianças continuasse otimista, mesmo em um cenário de incerteza econômica, com o aumento do nível de preços em alguns segmentos do comércio varejista, como o de brinquedos e roupas infantis, por exemplo”, aponta o presidente da Fecomércio-MA, Maurício Feijó.

Neste ano, a intenção de presentear não foi mais expressiva em decorrência do encarecimento no preço de alguns itens de desejo da criançada. Para quem está com o orçamento apertado, a alta no preço dos produtos infantis é um fator que pode atrapalhar o melhor desempenho do comércio varejista nesta data comemorativa. Nesse sentido, a pesquisa mostrou que o ‘peso no bolso’ desestimulou 23% dos consumidores que afirmaram não ir às compras na data, seguidos de 10,5% daqueles que ainda não decidiram se vão presentear no Dia das Crianças.

Cesta de presentes

Um dado importante apontado pela Pesquisa de Intenção de Compras deste ano é o fato de os consumidores, mesmo sentindo no bolso, pretenderem driblar a inflação para manter o padrão de compras nos patamares anteriores. A maior fatia dos entrevistados (39%) aponta que em 2022 pretende comprar pelo menos dois presentes. Ou seja, aqueles consumidores que conseguiram equilibrar os gastos nos últimos meses, inclusive com freio no consumo, agora vão ter margem financeira para poder fazer a alegria da criançada.

O público que deve ‘engordar’ a cesta de presentes com pelo menos três produtos, corresponde a 17,2%. Em relação à última pesquisa realizada pela Fecomércio em 2018, esse resultado demonstra uma alta de +26,4% nesta preferência apontando um cenário animador, apesar das adversidades da economia. Já na lista dos que devem agradar no Dia das Crianças com apenas um presente, o percentual em 2022 é de 35,4%. Em 2018 esta parcela era de 40,4%, ou seja, um recuo de -12,3% nesta preferência.

Para se ter um dimensionamento maior do incremento da cesta de compras, a pesquisa de 2018 mostrou que 45,6% dos entrevistados pretendiam comprar entre dois e três presentes. Em 2022, este quantitativo aumentou para 56,2%, ou seja, mais da metade do total de entrevistados.

“Dentre os fatores que possibilitaram esta cesta de compras mais robusta, está o comportamental. Muitas famílias ludovicenses tiveram que apertar o pé no freio nos últimos meses para evitar o estrangulamento da renda e conseguir ter margem para, em uma data especial como esta, conseguir presentear as crianças do convívio próximo como filhos, sobrinhos, afilhados e netos. Por ser uma ocasião comemorativa em que geralmente se presenteia mais de uma pessoa, a sacola de presentes tende a ter um incremento maior, ainda que com produtos mais baratos”, explica Feijó.

Quanto pretendem gastar?

Para presentear na data, os consumidores apontaram que devem desembolsar o valor médio de R$ 109,00 por presente, R$ 19,00 a mais do que a média apontada em 2018, que era de R$ 90. Mesmo com este acréscimo no aporte, o valor a ser gasto neste ano ainda é menor que a inflação, uma vez que caso fosse reajustado, o valor médio seria de R$ 113,71.

O valor médio da compra também não conseguiu vencer a inflação, quando comparado com 2018. Neste ano os ludovicenses devem gastar a média de R$ 221,00, quando deveriam desembolsar o equivalente a R$ 241,32, caso houvesse o reajuste. Nesse sentido, a Fecomércio ressalta que, apesar deste recuo em termos reais no valor total da compra, a readequação dos presentes a serem adquiridos com preços mais baratos reforçou a manutenção da cesta de compras na média de dois produtos. Ou seja, em 2022 o consumidor apostará em itens de preços mais acessíveis, para conseguir presentear mais crianças.

Perfil do consumidor

Neste ano, a pesquisa mostrou equilíbrio na intenção de presentear por gênero. Dentre os homens que afirmaram comprar pelo menos um produto, 65,9% pretendem agradar a criançada nesta data. Entre as mulheres, 65,5% afirmaram que devem presentear com pelo menos um item. Ao contrário do que tem se repetido nos últimos levantamentos, nesta pesquisa, os homens levam ligeira vantagem em relação às mulheres, após crescimento de +14% na intenção de presentear para o gênero, no comparativo com 2018.

No recorte por renda familiar, a pesquisa aponta maior intenção de presentar para os consumidores com renda familiar mensal entre 3 e 6 salários-mínimos, com 73,6% do público desta faixa afirmando presentear no Dia das Crianças. O resultado corresponde a um crescimento de +31,5% em relação a 2018.

Já para aqueles consumidores com renda familiar acima de 6 salários-mínimos, o levantamento mostrou queda de -32,9% deste perfil com intenção de agradar, ficando no patamar de 44,7% do público desta faixa com pretensão em presentear no dia 12 de outubro.

Nota

A pesquisa foi realizada entre os dias 31 de agosto e 2 de setembro de 2022, no município de São Luís. Foram realizadas 720 entrevistas, em diversos pontos da cidade, com pessoas acima de 18 anos, com base na população adulta estimada pelo Censo Demográfico de 2010. O intervalo de confiança do levantamento é de 95%, com margem de erro de 3,7% para mais ou menos.

Fonte: Ascom