Notícias

Intenção de Consumo estabiliza e ensaia cenário positivo para os próximos meses

Assessoria de Comunicação

Assessoria de Comunicação

18/10/2022 15h10 - Atualizado
Compartilhe

A Intenção de Consumo das Famílias de São Luís (ICF) encerrou o ciclo de desaceleração de quatro meses consecutivos, após crescer +0,26% em setembro e fechar o mês com 77,3 pontos. Esta breve melhora no indicador medido pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Maranhão (Fecomércio-MA) ainda não significa uma retomada plena do consumo familiar, mas ensaia um horizonte mais positivo com a proximidade do período das festas de fim de ano.

Embora o indicador ainda permaneça em um patamar de estagnação, a maioria dos subcomponentes que formam o índice apresentou crescimento em setembro, em especial, os de situação atual de emprego e aquisição de bens de consumo duráveis. Esta evolução é explicada pela chegada do período sazonal que se inicia com a Copa do Mundo, aquecendo o comércio com a venda de eletrônicos como as TV’s, já preparando o varejo para a Black Friday, Cyber Monday, Natal e Réveillon, permitindo também o aumento das contratações temporárias.

Nesse sentido, o índice de Momento para Duráveis vem ganhando força, de forma pontual, entre as famílias com maior renda mensal (acima de 10 salários-mínimos), que cresceu de 15,6% para 21,1% na passagem de agosto para setembro. A alta está diretamente ligada à sazonalidade de datas comemorativas, em especial estas que ofertam promoções no segmento de eletrônicos, já que o índice do consumo destes itens com maior valor agregado soma apenas 37,7 pontos e não chega à casa dos 40 pontos desde maio de 2020.

Por sua vez, a retomada do mercado de trabalho já vem sendo sentida em São Luís, melhorando o indicador de Emprego Atual, que subiu de 84,6 em agosto para 86,4 pontos em setembro, incentivado pelos empregos temporários de fim de ano, cujo avanço é percebido com mais força pelas famílias de maior poder aquisitivo. Aquelas com renda mensal de mais de 10 salários-mínimos que consideram ter melhorado sua situação atual no emprego cresceu +19,4%, saltando de 35,1% para 42,1%. Com esta melhora, o índice para este segmento familiar chegou a 130,3 pontos, posicionando-se bem acima da zona de otimismo (100 pontos).

“Apesar do atual cenário de incerteza econômica no Brasil, a retomada gradativa do emprego na capital já apresenta números positivos com um saldo de 2.711 novos postos de trabalho, conforme dados do Caged de agosto. O retorno da realização de concursos públicos neste ano contribuiu para a melhora do cenário, especialmente ao setor da Administração Pública, sendo o responsável pela maior fatia de novos empregos na capital com 65,4%, ou seja, 2 em cada 3 novos postos” avalia o presidente da Fecomércio-MA, Maurício Feijó.

Consumo atual e no médio prazo

Mesmo as famílias manifestando estarem mais satisfeitas em suas condições atuais de trabalho, elas ainda enxergam um cenário desafiador neste final de 2022. A manutenção das robustas taxas de juros para a tomada de crédito com alto nível de endividamento e as incertezas decorrentes na conjuntura política, são fatores responsáveis pela queda nos indicadores de Consumo Atual (-2,3%), Perspectiva de Consumo (-2,4%) e Compras a Prazo (-1%). O efeito da junção destes fatores tem pesado para que o ICF permaneça na casa dos 77 pontos pelo 3º mês consecutivo, impedindo que ele consiga chegar aos 100 pontos.

As famílias com menor poder aquisitivo sentem de forma mais incisiva o peso do financiamento do consumo, com os juros do cartão de crédito em 366,2% no acumulado de 12 meses. Daquelas com renda de até 10 salários-mínimos, 34,2% consideram que o acesso ao crédito está mais difícil no comparativo com o mesmo período do ano passado. Isso explica o freio na intenção de compras no médio prazo, com o indicador de Perspectiva de Consumo recuando de 66,9 pontos em agosto, para 65,3 em setembro.

Fonte: Ascom