Fecomércio-MA celebra 70 anos
Uma noite de celebração de 70 anos de história na promoção do empresário maranhense. Na última sexta-feira (25), no Palazzo Eventos, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio-MA) comemorou seu Jubileu de Platina durante um jantar que reuniu autoridades políticas e sindicais, entidades empresariais, presidentes de Federações do Comércio de outros estados, imprensa, entre outras personalidades maranhenses.
A solenidade iniciou com o discurso do presidente da Fecomércio-MA, Maurício Feijó, agradecendo a presença das autoridades e convidados. “Que alegria comemorar o Jubileu de Platina da nossa Federação do Comércio do Maranhão. Que emoção estarmos juntos para celebrar setenta anos de uma história tão intensa e pujante, que foi construída por homens e mulheres visionários, empresários arrojados e empenhados na geração de riquezas para o nosso estado, pessoas apaixonadas pela missão de servir à sociedade com seu trabalho e com suas empresas”, enfatizou Maurício Feijó.
O presidente da Fecomércio-MA destacou também o momento de revolução da inovação e da tecnologia que resultam em uma nova era para o comércio. “A velocidade da mudança é enorme, e temos a responsabilidade de nos mantermos à altura dessas transformações. Não é suficiente apenas seguir o ritmo, devemos liderar o caminho. É por isso que hoje quero destacar a nossa visão para o futuro da Federação do Comércio, uma visão que coloca a inovação no centro de tudo o que fazemos”, lembrou Maurício Feijó.
Na ocasião, foi realizada a outorga das comendas da Ordem do Mérito Comercial do Maranhão, um reconhecimento da Fecomércio-MA às personalidades físicas, jurídicas e organizações nacionais e internacionais, que se destacam no segmento empresarial, cultural, científico, político, religioso, social e na defesa da livre empresa no estado, contribuindo para com as entidades do sistema Fecomércio/Sesc/Senac no Maranhão.
As condecorações outorgadas foram indicadas e analisadas pelo Conselho de Fundadores da Ordem do Mérito Comercial do Maranhão, formada pela presidente da Fecomércio-MA, Maurício Aragão Feijó e pelos vice-presidentes, Vilson Estácio Maia, Manoel Antonio Souza Barbosa e Antonio de Sousa Freitas.
A festa foi abrilhantada com a participação de artista local Bruna Lussaray, Boi de Morros, da cantora maranhense Flávia Bittencourt, e do Boi de Maracanã.
Outorga comendas da Ordem do Mérito Comercial
De acordo com o regulamento da Ordem, definiu-se a nomeação dos homenageados deste ano, em seus respectivos graus, como Grão-Colar, Gran-Cruz, Grande Oficial, Comendador e Oficial.
O presidente da Confederação Nacional do Comércio (CNC), José Roberto Tadros, foi condecorado com a medalha de Grão-Colar. Recebeu a insígnia no grau Grande Oficial o desembargador e presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, Paulo Velten. Foram condecorados com o grau Comendador o prefeito de São Luís, Eduardo Braide, e o empresário e fundador do grupo empresarial maranhense FC Oliveira, Francisco Carlos de Oliveira.
Durante o discurso de agradecimento, o presidente da CNC, José Roberto Tadros, destacou a atuação da Fecomércio-MA. “É uma honra ser homenageado pela Federação do Comércio do Maranhão, que ao longo de sete décadas ampliou a sua atuação no estado, se destacando pelo apoio incansável às atividades empresariais do comércio”, destacou Roberto Tadros.
Presidente de honra
Uma gestão que potencializou a atuação do Sistema Fecomércio, dos seus brações sociais, o Sesc e o Senac, e dos sindicatos filiados. Assim foi o período em que o empresário José Arteiro da Silva exerceu a função de presidente da instituição, de 1983 a 2022.
Dessa forma, em reconhecimento aos 39 anos de empenho do ex-presidente José Arteiro, durante a solenidade foi realizada a entrega do título de Presidente de Honorário da Fecomércio. Por meio dessa homenagem, a diretoria da Federação do Comércio reconheceu a sua posição distinta como presidente de honra e o respeito pelo impacto significativo na história de instituição.
Saiba mais
Fundada em 26 de agosto de 1953 e reconhecida pelo Ministério do Trabalho em 18 de setembro do mesmo ano, a Fecomércio-MA nasceu a partir da iniciativa de cinco sindicatos patronais.
Atualmente com 17 sindicatos patronais filiados, a instituição está localizada em um edifício de 11 pavimentos na Avenida dos Holandeses, que integra as administrações da Fecomércio, Sesc e Senac. Além disso, a Fecomércio possui um Centro Comercial.
Ao longo de sete décadas, a Federação do Comércio expandiu a sua atuação no estado, sempre trabalhando pela proteção, coordenação e apoio às atividades empresariais dos setores do comércio de bens, serviços e turismo.