Estudo da Fecomércio demonstra que mais de 311 mil consumidores ludovicenses deverão ir às compras em função da data comemorativa.
A Pesquisa de Intenção de Consumo para o Dia dos Namorados 2024 em São Luís, realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio-MA), apontou que 311.757 consumidores ludovicenses pretendem consumir produtos em função da data comemorativa deste ano, o que representa 39,4% de intenção de presentear este ano.
O estudo indica, ainda, que a média de gastos para o período deverá ser de R$ 302 por consumidor, incluindo o presente e a comemoração, totalizando uma movimentação financeira prevista de R$ 94.049.749 no comércio da capital maranhense.
Além do potencial de consumo dimensionado pelo levantamento, a pesquisa também revela que cerca de 111 mil consumidores (14%) ainda apresentam indecisão em relação ao consumo, fator que poderá elevar ainda mais as vendas motivadas pelo Dia dos Namorados.
“Esse grupo de indecisos representa uma importante oportunidade de mercado, em que campanhas de marketing direcionadas e promoções específicas poderão converter indecisos em compradores, potencialmente aumentando a porcentagem total de consumo”, explica o presidente em exercício da Fecomércio-MA, Manoel Barbosa.
O perfil socioeconômico das pessoas que pretendem presentear, de acordo com o estudo da Fecomércio, estabeleceu-se, em sua maioria, entre o sexo masculino (43,9%), com idade entre 21 e 35 anos (45,6%), com ensino superior (50,9%) e que ganham de 5 a 10 salários-mínimos (55,7%).
Assim, o levantamento desenha um cenário bastante animador para o comércio local, especialmente no segmento lojista de roupas, perfumaria, doces e floriculturas. De acordo com a pesquisa, os produtos mais pronunciados nas respostas dos ludovicenses foram vestuário e acessórios (30,2%), bombons, chocolates e trufas (21,5%), perfumaria e cosméticos (20,4%), sapatos, carteiras, cintos e bolsas (19,2%) e flores (17,3%).
O público que pretende presentear com vestuário e acessórios, em sua maioria, é feminino (46,3%), enquanto o público masculino apresenta preferência pelas flores (29,2%) e chocolates (26,6%).
Comemoração
A pesquisa destaca que 38,1% dos consumidores pretendem comemorar o Dia dos Namorados, enquanto 18,4% ainda não decidiram sobre a celebração. O público masculino (40,7%), com idade entre 21 e 35 anos (74,8%) e com ensino médio (44,2%) concentra a maior parte das respostas indicando que pretende comemorar.
Entre os que desejam comemorar a data, a metade dos consumidores (50,0%) apontaram que deverão celebrar na própria casa. “Esse dado também pode refletir uma mudança nas preferências e hábitos de consumo, em que a experiência e o tempo de qualidade juntos estão sendo valorizados acima dos presentes materiais”, enfatiza o presidente Manoel Barbosa.
O público que pretende comemorar em casa se deu por um perfil feminino (29,6%), com cerca de 36 anos ou mais (33,8%), ensino superior completo (33,9%) e que auferem renda de mais de 10 salários-mínimos (81,9%). Além do próprio lar, o estudo mostra a preferência do consumidor ludovicense pelos restaurantes (28%) e pelas praias (25,8%). Os locais que não se destacaram no levantamento deste ano foram os hotéis/motéis (4,2%), igrejas (3,3%) e viagens (2,7%).
Gastos, pagamentos e locais
A faixa de valores para o presente que mais se destacou por meio dos dados foi de R$ 151 a R$ 200 reais. Essa faixa de gastos foi, prioritariamente, representada pelo público feminino, com 36 anos ou mais, com ensino superior e que recebem de 5 a 10 salários-mínimos. O cálculo do valor médio do presente para este ano ficou em R$ 221.
A faixa representada por presentes de R$ 51 a R$ 100 foi a segunda mais apontada na entrevista, com 16,8%, seguida pela faixa de R$ 101 a R$ 150, com 14%. As faixas com valores maiores de R$ 301 a R$ 500 somaram 15,4%.
A forma de pagamento que os consumidores mais pretendem utilizar para adquirirem os presentes é o cartão de débito, e em segundo lugar, o cartão de crédito, com 41,8% e 26,1%, respectivamente. É importante salientar que o pagamento à vista com dinheiro (24,6%) e o Pix (21,5%) também ganharam destaque no levantamento deste ano. Com relação ao uso do cartão de crédito, destacam-se a pretensão de realizar o pagamento das compras em apenas uma parcela (47,1%) ou parcelar em até duas vezes (20,7%).
Com relação ao local onde pretendem realizar suas compras, as três opções que mais se destacaram foram as Lojas de Shopping Center (55,5%), Centro Comercial/Rua Grande (34,6%) e a Internet (15,6%). Embora os shopping centers sejam os locais preferidos, a internet também se destaca, mostrando uma tendência crescente pelas compras on-line.
“O Dia dos Namorados é uma data com forte apelo entre o público mais jovem, um segmento de consumidores com hábitos cada vez mais ligados às novas tecnologias, a exemplo das compras on-line ou do uso do Pix como modalidade de pagamento”, finaliza Barbosa.
Metodologia
A Pesquisa de Intenção de Consumo para o Dia dos Namorados de 2024 foi realizada em São Luís (MA) pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio-MA) no período de 15 a 18 de maio de 2024, por meio da aplicação de 700 questionários de maneira presencial nos principais pontos de fluxos comerciais na capital maranhense. A margem de erro da amostra é de 3,2% para mais e para menos e o nível de confiança é de 95%.