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Fecomércio-MA lança câmara empresarial no Dia Nacional do Turismo

Assessoria de Comunicação

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09/05/2023 16h05 - Atualizado
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No Dia Nacional do Turismo, o Maranhão ganhou mais um motivo para comemorar a data. Nesta segunda-feira (08 de maio), a Fecomércio-MA lançou a Câmara Empresarial de Turismo (CET/MA), em São Luís, dando mais um passo na sua política de representação e defesa dos interesses do trade turístico do estado.

O órgão consultivo que irá subsidiar as ações da Fecomércio-MA no fomento de iniciativas para fortalecimento do setor é integrado por 20 entidades, entre as quais, as associações brasileiras de Hotéis, Agências de Viagem, Bares e Restaurantes, e Secretarias do Poder Executivo, além daquelas sindicais de representação empresarial.

Durante o evento de apresentação realizado no Condomínio Fecomércio/Sesc/Senac, o presidente da casa, Maurício Feijó, assinou a portaria de criação e a resolução que regulamentará as ações da Câmara. A frente de atuação da CET inclui atividades como a análise e produção de estudos acerca do Turismo, participação em eventos do setor, recepção de autoridades para palestras, além de ser um canal permanente para debate de pautas deste setor com forte potencial econômico.

“Estimular as iniciativas do turismo maranhense significa gerar impactos positivos ao desenvolvimento socioeconômico do estado, criando mais oportunidades, emprego e renda, além posicionar nossos destinos em patamares estratégicos. Com mais turistas visitando nosso estado, fortalecemos uma grande cadeia de produtos, serviços, hospedagem, alimentação, transporte e outras atividades que contribuem para ampliar a renda das famílias, de empreendedores locais, e, sobretudo, incentivam a vinda de investimentos externos”, argumentou Maurício Feijó durante sua fala de apresentação do projeto.

A coordenação da Câmara ficará a cargo do empresário e vice-presidente da Fecomércio-MA, Manoel Barbosa, com coordenação substituta de Nonato Luz, presidente do Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação do Maranhão – Sehama. Dentre as atribuições dos líderes estão a definição de pautas dos encontros, elaboração de relatórios anuais e participação em eventos do segmento.

“A apresentação da Câmara Empresarial de Turismo do Maranhão reuniu as principais entidades que fazem o turismo no estado. Com essa união de forças, subsidiaremos a ação política da Fecomércio, apresentando adequações de interesse do segmento em proposições que tramitam ou venham a tramitar nas três esferas do Poder Público, um dos principais objetivos da CET”, reforçou Manoel Barbosa.

Assim como o projeto ‘Vai Turismo’, que é uma iniciativa do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a CET vem somar esforços de forma regional e setorial, para ajudar a alavancar o trade turístico do Maranhão e promover sua sustentabilidade.

Composição

A Câmara Empresarial de Turismo da Federação do Comércio do Maranhão é integrada pelas seguintes entidades:

Associações Brasileiras da Indústria de Hotéis (ABIH), das Agências de Viagens (ABAV), de Bares e Restaurantes (ABRASEL), de Jornalistas de Turismo (ABRAJET), Comercial do Maranhão (ACM), de Bares e Restaurantes da Avenida Litorânea (ASLIT), Maranhense de Mídias Especializadas em Turismo e Cultura (AMMETURC); das Comissões de Economia, Trabalho, Indústria, Comércio e Turismo da Câmara dos Vereadores de São Luís, Parlamentar de Turismo e Cultura da Assembleia Legislativa do Maranhão; Cooperativa de Trabalho dos Profissionais do Turismo e Receptivo (G7/MA); Secretarias de Turismo do Maranhão (SETUR), de São Luís, Paço do Lumiar, Raposa e São José de Ribamar; Serviços Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), Social do Comércio (SESC); e Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação do Maranhão (SEHAMA).

Fonte: Ascom