Fecomércio-MA reforça Agenda Institucional com lideranças do executivo e legislativo
Após o lançamento oficial da Agenda Institucional do Comércio 2023, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Maranhão (Fecomércio-MA) segue mobilizada na apresentação e entrega do documento a gestores do poder legislativo e executivo no estado.
A agenda, que foi entregue pela Confederação Nacional do Comércio (CNC) aos parlamentares do Congresso Nacional e à presidência da República no dia 14 de março em Brasília, reúne uma série de propostas para alavancar a economia nacional a partir do fortalecimento dos setores representados, pautada, sobretudo, no combate às desigualdades sociais de forma regionalizada.
No Maranhão, o arcabouço com as propostas de políticas públicas para desenvolver o setor terciário do estado foi consolidado pela Fecomércio-MA em parceria com os Sindicatos Patronais. Desde o lançamento oficial da Agenda Institucional do Comércio, o presidente Maurício Feijó entregou o documento em mãos, à deputada estadual líder da Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema), Iracema Vale (PSB), ao deputado estadual Wellington do Curso (PSC) e ao prefeito de São Luís, Eduardo Braide.
“Com o apoio da CNC, seguiremos mobilizando nossos representantes dos poderes executivo e legislativo para contribuirmos na consolidação de uma política de desenvolvimento local que priorize a liberdade empresarial, o empreendedorismo, a inovação e dê maior robustez à produtividade advinda dos setores por nós representados. Esta é a missão da Fecomércio e do Sistema Comércio e seguiremos compromissados em cumpri-la em sua totalidade”, argumenta Maurício Feijó.
O calendário de entregas da Fecomércio-MA, que iniciou com os deputados federais Cleber Verde (Republicanos) e Duarte Júnior (PSB) em Brasília durante o lançamento oficial, permanecerá ao longo de 2023, reforçando a relevância da pauta empresarial para sustentabilidade dos negócios regionais e para impulsionar o desenvolvimento do país, a partir da melhora da sua economia.
Propostas
O guarda-chuvas de pautas propostas na Agenda Estadual inclui demandas divididas em cinco eixos: Ambiente de negócios, Infraestrutura, Tributação, Regulação, Educação e bem-estar e Representação institucional. Nesse sentido, a Fecomércio desenvolveu um esboço para alargar as condições da qualidade de vida da população, com foco no fomento às cadeias produtivas do Maranhão, promoção tecnológica e incentivo à inovação, fomento do acesso crédito, ampliação da cobertura da oferta de serviços de telecomunicações, incentivos à melhoria das malhas (rodoviária, ferroviária, aeroviária e hidroviária), tributação diferenciada conforme a realidade do setor produtivo, entre outras propostas.
A divulgação da Agenda Estadual do Comércio de Bens, Serviços e Turismo conta ainda com o apoio da base sindical da Fecomércio e pode ser consultada na íntegra e por tema em www.agendadocomercio.org.br
Fonte: Ascom