Vendas para o Dia das Mães devem voltar a crescer
Após dois anos de vendas em queda, comércio começa a visualizar indícios da retomada dos números positivos. Isso é o que mostra a pesquisa de intenção de consumo para o Dia das Mães 2017 em São Luís-MA, realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio-MA). De acordo com o levantamento, quatro em cada cinco consumidores deverão ir às compras nesta primeira data comemorativa do ano, desconsiderando-se a Páscoa que é um período estritamente vinculado ao segmento varejista de chocolates.
A pesquisa revelou que 79,9% dos consumidores ludovicenses pretendem comprar algum produto para presentear em função da data, enquanto 16,3% não irão comprar produtos e 3,8% não sabe ou não respondeu. Na comparação com o mesmo período do ano passado, os dados indicam para uma melhora nos resultados da pretensão de comprar nessa data sazonal, apresentando aumento de 5,4% em contraponto à redução de -20,5% dos consumidores que afirmavam que não iriam às compras.
Para a Federação do Comércio do Maranhão, o resultado positivo de intenção de compras para esse período está vinculado, principalmente, à estabilização da massa real de rendimentos salariais dos ocupados, bem como uma melhora no acesso ao crédito pelos consumidores do comércio. Em linhas gerais, segundo a Fecomércio, o atual cenário apresenta uma tendência de queda dos juros, representada especialmente pela última decisão do Conselho de Política Monetária (Copom) do Banco Central de reduzir em 1% a taxa Selic, que mede os juros básicos da economia e que é um referencial para as taxas de juros praticadas no mercado de crédito, trazendo o índice para 11,25% em abril.
Além disso, ainda de acordo com a Fecomércio, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) do IBGE, que é adotado como o indicador oficial da inflação no país, nos últimos 12 meses até o mês de março acumula 4,57%, ou seja, bem próximo ao centro da meta estipulada pelo Governo Federal e estabilizada com viés de queda para os próximos meses. “Com as trajetórias de quedas consecutivas dos juros e da inflação, têm-se a melhora do acesso ao crédito e a tendência de recuperação da confiança do consumidor, trazendo benefícios diretos para a atividade comercial e favorecendo a normalização do consumo no varejo, o que já deverá ser sentido pelos empresários a partir das vendas do Dia das Mães”, avalia o presidente da Federação do Comércio, José Arteiro da Silva.
Produtos
A pesquisa de intenção de consumo para o Dia das Mães revelou mais um dado animador para o comércio varejista ludovicense, pois os consumidores apresentaram as reduções de -4,58% e de -5,56%, respectivamente, na intenção de comprar apenas um ou dois produtos, ao mesmo tempo em que indicaram o avanço de 58,8% da preferência de comprar três produtos, embora a predisposição de adquirir apenas um produto ainda seja a maior parte das intenções de compras neste ano com 72,9% das indicações dos consumidores que irão às compras no período.
Os setores de vestuário, perfumaria e calçados serão os três primeiros segmentos em intenção de compras, de acordo com o levantamento, com 29,4%, 27,3% e 13,7%, respectivamente, das escolhas dos consumidores de São Luís. Mas o consultor econômico da Fecomércio, Eduardo Campos, explica que esse é o momento do empresário investir em novos produtos dentro do seu segmento de atuação. “Em comparação ao mesmo período do ano passado, embora o setor de vestuário venha apresentando redução em sua intenção de compras, vários outros produtos tiveram elevações nas preferências de consumo, o que deve motivar o comércio a elevar seus investimentos em novas mercadorias, bem como novas promoções visando uma estratégia para ampliar o volume e as receitas nominais de vendas”, ressalta o economista.
Em relação aos locais onde estão essas lojas que deverão ser mais demandadas durante o período que antecede o Dia das Mães, destaca-se na pesquisa da Fecomércio o expressivo aumento de 52,1% da preferência pelas lojas de rua/bairro/galeria, que possuem a localização geográfica próxima à residência ou local de trabalho do consumidor como fator de atratividade e fidelização desse cliente. O levantamento indica também a elevação 37,5% da tendência de vendas pela internet, explicada pela facilidade que o consumidor busca ao usar esse canal para encontrar produtos que não estão disponíveis no comércio local.
Apesar desses aumentos, os locais preferidos pelos consumidores continuam sendo as lojas de Shopping Centers e as lojas do Centro Comercial, que lideraram as escolhas dos ludovicenses com índices de 46,8% e 32,7%, respectivamente.
Gastos
Na perspectiva do valor que os consumidores pretendem gastar com presentes para o Dia das Mães, a pesquisa mostrou que seis das nove faixas de gastos apresentaram elevações quando comparadas ao mesmo período do ano anterior. “Este resultado ilustra bem a intenção do consumidor em elevar seus gastos, tendo em vista, o provável equilíbrio orçamentário do qual dispõem atualmente parcela significativa dos ludovicenses que irão às compras nesta data”, enfatiza o economista Eduardo Campos.
A média do valor do presente pretendido pelo consumidor este ano foi calculada em 130 reais, enquanto a média do valor total da compra, considerando os gastos com a comemoração e aqueles que irão comprar mais de um produto para presentear, foi calculada em 179 reais. Assim, o valor médio do presente quando comparado ao ano passado, teve uma redução de -5,11%, mas quando se analisa o valor médio da compra, onde o volume do gasto é maior, observa-se uma elevação de 1,70%. “A redução no valor médio por presente é explicada pela perspectiva do consumidor de comprar mais produtos este ano, ou seja, o ludovicense está disposto a gastar um pouco mais no geral das compras de 2017, desde que leve para casa mais presentes”, lembra o consultor econômico da Fecomércio.
Quanto à forma de pagamento, a modalidade à vista em dinheiro aumentou 3,99%, assim como o uso do cartão de débito avançou 5,41% na comparação anual. Por outro lado, a tendência pelo uso do cartão de crédito reduziu -10,16%, como também a preferência pelos crediários/carnês recuou -58,33%. “O comércio está autorizado a praticar a diferenciação de preços para a compra à vista e com cartão de crédito, o que deve incentivar aos consumidores a realizarem as compras do Dia das Mães com dinheiro para se beneficiarem desses descontos, o que deverá ser positivo tanto para quem vende quanto para quem compra”, comemora o presidente José Arteiro da Silva.
O estudo da Fecomércio analisou ainda os dias escolhidos pelos consumidores para realizarem as compras como uma informação importante sob o ponto de vista estratégico para os empresários do comércio, que poderão, a partir do levantamento, programar as estratégias de atendimento no estabelecimento comercial com escalas de horário e funcionários que atendam a um maior número de pessoas nos dias de fluxo mais intenso como o sábado e a sexta-feira, apontados como os principais dias de compra na pesquisa da Federação do Comércio.
Saiba mais
A pesquisa realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Feocmércio-MA) entrevistou 700 pessoas, entre homens e mulheres com mais de 18 anos, nos principais pontos de circulação de consumidores de São Luís. A margem de erro da amostra é de 3,7% e o nível de confiança da pesquisa é de 95%.
Fonte: Ascom